Suaveolens

Este blog foi criado por um cearense apaixonado por plantas medicinais e por sua terra natal. O título Suaveolens é uma homenagem a Hyptis suaveolens uma planta medicinal e cheirosa chamada Bamburral no Ceará, e Hortelã do Mato em Brasília. Consultora Técnica: VANESSA DA SILVA MATTOS

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil

Cearense, nascido em Fortaleza, no Ceará. Criado em Ipueiras, no mesmo estado até os oito anos. Foi universitário de agronomia em Fortaleza e em Recife. Formou-se em Pernambuco, na Universidade Rural. Obteve o título de Mestre em Microbiologia dos Solos pelo Instituto de Micologia da Universidade Federal de Pernambuco. Também obteve o Mestrado e o Doutorado em Fitopatologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é pesquisador colaborador da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília.

16.9.14

CURSOS DE AGRONOMIA NO BRASIL

Prezado Colega Fitopatologista:

Durante o 47º Congresso Brasileiro de Fitopatologia, realizado no mês passado em Londrina (PR), assumi a responsabilidade de organizar um Cadastro Nacional de Docentes de Fitopatologia.

Como uma forma de cadastrar o maior número possível de docentes de Fitopatologia, resolvi localizar todos os cursos de Agronomia do Brasil. Como não obtive essa informação atualizada com nenhuma entidade, efetuei buscas online no site do Ministério da Educação sobre Instituições de Educação Superior e Cursos Cadastrados (http://emec.mec.gov.br/).

Eu sabia que estava desatualizado em relação ao assunto, mas nunca imaginei que estivesse tanto desatualizado. A surpresa foi grande quando constatei que existem 288 cursos ativos de Agronomia/Engenharia Agronômica no Brasil !!!

Como curiosidade, listo abaixo os estados brasileiros e o número de cursos de Agronomia em cada estado. Caso tenham interesse na lista completa dos cursos de cada estado, incluindo instituição e cidade, me informe que enviarei as informações em uma planilha Excel.

Acre – 2
Alagoas – 2
Amapá – 1
Amazonas – 3
Bahia – 14
Ceará – 4
Distrito Federal – 3
Espírito Santo – 5
Goiás – 18
Maranhão – 5
Mato Grosso – 19
Mato Grosso do Sul – 9
Minas Gerais – 42
Pará – 12
Paraíba – 2
Paraná – 30
Pernambuco – 7
Piauí – 7
Rio de Janeiro – 2
Rio Grande do Norte – 2
Rio Grande do Sul – 24
Rondônia – 6
Roraima – 3
Santa Catarina – 16
São Paulo – 44
Sergipe – 1
Tocantins – 5

Saudações Fitopatológicas,

Prof. Sami J. Michereff
Laboratório de Epidemiologia de Doenças de Plantas
Departamento de Agronomia - Área de Fitossanidade
Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE
52171-900 Recife - PE
Brasil
Fone: (81) 3320.6208 ​(sala) - (81) 8113.8128 (celular) ​/ Fax: (81) 3320.6200


0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial