Suaveolens

Este blog foi criado por um cearense apaixonado por plantas medicinais e por sua terra natal. O título Suaveolens é uma homenagem a Hyptis suaveolens uma planta medicinal e cheirosa chamada Bamburral no Ceará, e Hortelã do Mato em Brasília. Consultora Técnica: VANESSA DA SILVA MATTOS

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil

Cearense, nascido em Fortaleza, no Ceará. Criado em Ipueiras, no mesmo estado até os oito anos. Foi universitário de agronomia em Fortaleza e em Recife. Formou-se em Pernambuco, na Universidade Rural. Obteve o título de Mestre em Microbiologia dos Solos pelo Instituto de Micologia da Universidade Federal de Pernambuco. Também obteve o Mestrado e o Doutorado em Fitopatologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é pesquisador colaborador da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília.

27.4.14

ARYON DALL´IGNA RODRIGUES, UMA HOMENAGEM



Por
Jean Kleber Mattos

Eu o via de vez em quando nos corredores da UnB e às vezes em alguma solenidade. Poucas vezes conversei com ele. Assuntos corriqueiros, nada de sua especialidade. Para mim, um ser iluminado não importando o extenso currículo acadêmico. Transmitia paz  e serenidade, sempre com um leve sorriso no rosto.
O professor Aryon Dall'Igna Rodrigues nasceu em Curitiba, a 4 de julho de 1925 e faleceu recentemente em Brasília, a 24 de abril de 2014 com 88 anos. Era graduado em Letras Clássicas pela Universidade Federal do Paraná (1950) e doutorado em Linguística pela Universitat Hamburg (1959). Ensinou e e pesquisou no Laboratório de Línguas Indígenas da Universidade de Brasília, sem ônus para esta, da qual será sempre Professor Emérito e Doutor Honoris Causa. Também Professor Honoris Causa da Universidade Federal do Paraná e Membro Honorário da Linguistic Society of America (LSA) e da Society for the Study of the Indigenous Languages of the Americas (SSILA). 
Foi o primeiro presidente da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN). Experiência na área de Linguística, com ênfase em Línguas Indígenas, atuando principalmente nas áreas de línguas indígenas, fonologia, morfologia, sintaxe e linguística histórico-comparativa. Também presidente honorário do Instituto Aryon Dall'Igna Rodrigues (IADR). 
Professor Aryon  publicou mais de 150 trabalhos científicos, entre artigos, capítulos de livros e livros. Deixa um legado precioso. 

Sinto-me honrado de tê-lo conhecido pessoalmente e de, mesmo que por poucas vezes ter com ele conversado beneficiando-me de sua aura especial.


Crédito da Foto: UnB-Agência

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial