Suaveolens

Este blog foi criado por um cearense apaixonado por plantas medicinais e por sua terra natal. O título Suaveolens é uma homenagem a Hyptis suaveolens uma planta medicinal e cheirosa chamada Bamburral no Ceará, e Hortelã do Mato em Brasília. Consultora Técnica: VANESSA DA SILVA MATTOS

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil

Cearense, nascido em Fortaleza, no Ceará. Criado em Ipueiras, no mesmo estado até os oito anos. Foi universitário de agronomia em Fortaleza e em Recife. Formou-se em Pernambuco, na Universidade Rural. Obteve o título de Mestre em Microbiologia dos Solos pelo Instituto de Micologia da Universidade Federal de Pernambuco. Também obteve o Mestrado e o Doutorado em Fitopatologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é pesquisador colaborador da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília.

27.4.12

TRIBUTO A CHICO ANYSIO



          Por
Bérgson Frota

                     E lá se foi o grande mestre do humor brasileiro.
                     Poder-se-ia dizer com certeza para fazer o céu mais feliz, e nós cá a recordar suas geniosas tiradas.
                    Um certo sentimento de perda, uma saudade eterna.
                     Coube a nossa terra a benção de ser o lugar onde nasceu este grande artista que foi não só humorista, mas também escritor, cantor e pintor.
                     No humor de Chico Anysio o Ceará teve sempre o seu lugar. Abrangeu todos os tipos brasileiros, e nas suas interpretações pôs nos personagens características universais, pois bem sabia explorar as fraquezas que caracterizavam e ainda caracterizam a personalidade humana. Apostava no riso como um antídoto para suportá-las e quem sabe vencê-las.
                    Transformava um vampiro fraco em motivo de comédia. Fazer rir com as inacreditáveis histórias de Pantaleão, secundado pela esposa Terta que a tudo confirmava, mostrando assim como dominava o humor narrativo.
                 Criou uma cidade, Chico City, nela o humor grassava dos mínimos gestos e conversas de seus habitantes. Era já início dos anos setenta.
                 O político corrupto, ainda tão presente na nossa sociedade tinha em Justo Veríssimo seu mais puro representante, e para não esquecer a Escolinha do Professor Raimundo, onde o humor era dividido com vários alunos, cada um a fazer com um tipo uma harmonia ao estilo do mestre.
               Saudades ficarão do grande humorista junto com a lembrança alegre do ser humano que foi. Chico Anysio sempre orgulhou-se de ser cearense e hoje, através de seu povo, o Ceará lhe diz do orgulho de tê-lo tido como filho.
                                                                                 

                                                                                       
Bérgson Frota escritor, contista e cronista, é formado em Direito (UNIFOR), Filosofia-Licenciatura (UECE) e Especialista em Metodologia do Ensino Médio e Fundamental (UVA), tem colaborado com os jornais O Povo e Diário do Nordeste, desenvolvendo um trabalho por ele descrito de resgate da memória cultural e produzindo artigos de relevância atual.

2 Comentários:

Blogger Dalinha Catunda disse...

Bonita e justa a homenagem de Bérgson Frota ao querido e inesquecível Chico Anisio

30.4.12  
Anonymous Anõnimo disse...

Tributo à Chico Anysio

30.4.12  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial