Suaveolens

Este blog foi criado por um cearense apaixonado por plantas medicinais e por sua terra natal. O título Suaveolens é uma homenagem a Hyptis suaveolens uma planta medicinal e cheirosa chamada Bamburral no Ceará, e Hortelã do Mato em Brasília. Consultora Técnica: VANESSA DA SILVA MATTOS

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil

Cearense, nascido em Fortaleza, no Ceará. Criado em Ipueiras, no mesmo estado até os oito anos. Foi universitário de agronomia em Fortaleza e em Recife. Formou-se em Pernambuco, na Universidade Rural. Obteve o título de Mestre em Microbiologia dos Solos pelo Instituto de Micologia da Universidade Federal de Pernambuco. Também obteve o Mestrado e o Doutorado em Fitopatologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é pesquisador colaborador da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília.

4.5.11

LINDA CAPITAL CEARENSE


Por
Bérgson Frota

Verdes mares bravios, rápidas e espumantes ondas escuras a te lamber as praias, assim és tu Fortaleza, nas noites em que teu mar revolto às vezes e outro manso te banha, como um ritual de amor a uma terra querida, e neste ato a tua luminosidade praiana fica a disputar com a lua a beleza que mais estar a parecer uma cândida gravura.
Chegastes minha adorada terra aos 285 anos, capital pujante, onde hoje o jangadeiro teu fiel amante e o homem de negócios teu mais novo ocupante, são os mais presentes símbolos do teu passado e do teu presente.
Onde a rendeira como a substituir a índia bela do passado tece com bilros de luz um novo destino a cruzar com o que foste e criar o novo sem esquecer o velho.
Tuas antes ruas estreitas alargaram-se e hoje mais parecem artérias de luz quando o astro rei dormita e desperta o círculo prateado no teu céu.
Tuas praias e arranha-céus te lapidam em harmoniosa paisagem, és a pérola das metrópoles nordestinas, que cresce em harmoniosa beleza a encantar os que a ti visitam e os quem em ti residem.
Linda capital, mui linda capital cearense.
Nós teus filhos assim te olhamos, sentimos e amamos.
No passado distante, nascestes de um forte cercado de dunas, protegendo-se do corsário holandês que não deixastes ficar. Hoje o teu presente brinda o teu futuro, és palco de shows e manifestações diversas.
No dia 13 de abril passado, do céu o grandioso brilho das estrelas ficaram apagados. Porque aqui tuas luzes foram mais fortes, rompendo com teu brilho terreno, as gasosas nuvens que sobre ti pairavam, o teu brilho subiu formando uma aura jubilosa sobre todo o teu habitável campo.
O rosto de cada vulto em pedra e metal moldados, refletiram a alegria, felicidade e esperança dos teus habitantes.
Feliz aniversário linda capital cearense, feliz aniversário Fortaleza, que o progresso seja a tua herança.



Foto : artedesernoiva.blogspot.com

Bérgson Frota, escritor, contista e cronista, é formado em Direito (UNIFOR), Filosofia-Licenciatura (UECE) e Especialista em Metodologia do Ensino Médio e Fundamental (UVA), tem colaborado com os jornais O Povo e Diário do Nordeste, desenvolvendo um trabalho por ele descrito de resgate da memória cultural e produzindo artigos de relevância atual.

5 Comentários:

Blogger Jean Kleber disse...

Estávamos devendo a publicação desta bela página sobre nossa amada Fortaleza. Desfrutem. Parabéns professor Bérgson!

4.5.11  
Blogger Dalinha Catunda disse...

Bérgson como sempre consegue nos encantar com suas impecáveis crônicas.
Parabéns a nossa Fortaleza.
Dalinha

4.5.11  
Anonymous Andréia Medeiros disse...

Uma linda crônica sobre nossa capital professor.Gostaria somente que o próximo prefeito a tratasse como deve. Com respeito, o que não ocorre atualmente.

7.5.11  
Anonymous Demerval Holanda disse...

Uma descrição linda da nossa maltratada capital. Haja inspiração.

7.5.11  
Anonymous Pedro Ailton disse...

Quando é que Fortaleza vai se transformar na imagem bacana que tu escreve ? A nossa capital é bela mais tá precisando de reparos né, concorda chapa.

10.5.11  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial