Suaveolens

Este blog foi criado por um cearense apaixonado por plantas medicinais e por sua terra natal. O título Suaveolens é uma homenagem a Hyptis suaveolens uma planta medicinal e cheirosa chamada Bamburral no Ceará, e Hortelã do Mato em Brasília. Consultora Técnica: VANESSA DA SILVA MATTOS

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil

Cearense, nascido em Fortaleza, no Ceará. Criado em Ipueiras, no mesmo estado até os oito anos. Foi universitário de agronomia em Fortaleza e em Recife. Formou-se em Pernambuco, na Universidade Rural. Obteve o título de Mestre em Microbiologia dos Solos pelo Instituto de Micologia da Universidade Federal de Pernambuco. Também obteve o Mestrado e o Doutorado em Fitopatologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é pesquisador colaborador da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília.

24.3.11

HOMENAGEM A GONÇALO MELO MIRANDA

Por
José Dorismar Melo

GONÇALO MELO MIRANDA Nasceu na fazenda Barrinha em Ipueiras-CE em 27/03/1919 – filho de Zacarias Ribeiro de Miranda e Raimunda Aldegundes Melo. Homem de poucas letras mas de um conhecimento, experiência e vivência invulgares. Aos 6/9/1944 casa-se com Elodi Moreira Pessoa – companheira , amada e amiga com quem vive na mais perfeita união e harmonia conjugal – onde essa união fez nascer seus oito filhos: Darcy, Djacir, Noeme, Deusdeth, Diva, Dorismar, José Arteiro e Dorisnei; 23 netos e 8 bisnetos. Foi agricultor, comerciante e vereador – 1955 a 1964-, batalhador incansável, um guerreiro obstinado. Pai, amigo, companheiro, conselheiro: um egrégio, um augustal. Certa vez disse o poeta:“Nossa vida se torna tanto mais iluminada quanto mais pessoas iluminadas cruzam o nosso caminho. Em nossa existência experimentamos muitos encontros, pessoas tornaram-se significativas e marcantes em nossas vidas”. Hoje, ao contemplarmos a serenidade e mansidão dos seus noventa anos, observamos com carinho o quanto o Criador foi generoso para com todos aqueles que tiveram o privilégio e a oportunidade de cruzarem o seu caminho, de conviverem com essa criatura excelsa...E nós, ó Deus, seus filhos, como fomos presenteados mais ainda: um pai e uma mãe que são verdadeiros exemplos de vida! Eterna gratidão por terem passado em nossas vida e, acima de tudo por serem nosso pais e amigos! Feliz aniversário, seu Gonçalo Melo! .

FIEL ESCUDEIRO

Quantas noites passastes acordado ao lado do berço velando aquelas criaturinhas indefesas: gripe, febre...Cedinho, lá estavas de pé nosso herói, para, de imediato, ir à “Rua”-Centro da cidade de Ipueiras- buscar um outro anjo para nos curar Dr. Melquíades Costa. Tinhas para conosco um pacto: eras uma espécie de irmão siamês; um Sancho Pança - um fiel escudeiro - um anjo na terra com uma missão especial e suprema: ser um pai amigo. Quanta honra e privilégio para os seus oito filhos: Darcy, Djacir, Noeme, Deusdeth, Diva, Dorismar, José Arteiro e Dorisnei. Desde pequeno que procurastes nos orientar com teus sábios ensinamentos para o mundo e para a vida: amar e respeitar o próximo e a Deus; decência e honradez acima de tudo; ética e gratidão como lema de vida. E assim, até os dias de hoje, vivemos fortificados nos princípios e ensinamentos que, amavelmente nos transmitistes. Quanto digna foi tua missão. E para nós, quão importante foi tua “presença”, o teu caráter, o teu zelo extremoso em nossas vidas. Pai, certa vez disse o poeta: “o amor não é chegado a fazer contas, não obedece à razão. O verdadeiro amor acontece por empatia, por magnetismo, por conjunção estelar”. Por acaso não eras tu o poeta? Hoje compreendemos melhor porque os pais têm um pouco de Deus. E, em especial esse Pai magnânimo, essa criaturinha que conta com seus noventa anos, que a nós compete velar e cuidar, mais ainda, para que o Pai dos pais lhe prolongue mais a vida. “Seu Gonçalo Melo Miranda”, agora compreendemos melhor porque amar não requer conhecimento prévio. Ama-se justamente pelo que o amor tem de indefinível. Papai, de coração, queremos te dizer: muito obrigado por ser nosso pai, nosso herói.

UMA HOMENAGEM DA FAMÍLIA AO PAPAI MELO .

Quando somos criança pensamos que temos um pai com super poderes, um super herói, eles nunca temem nada e sempre estão preparados para qualquer situação de perigo. Daí, a gente vai ficando maior, e o tempo vai passando, essa fantasia de super-herói cai e a gente passa a ver o Pai como uma pessoa comum, de “carne e osso”. Mas, se pararmos para pensar, qual a pessoa comum, de “carne e osso”, que consegue passar madrugadas acordado, preocupado com a saúde do filho, e mesmo assim no outro dia trabalhar na maior disposição e satisfação, dizendo que “o pior já passou?” Ou então que consegue carregar uma família e uma casa nas costas? Uma pessoa dessas só pode ter super poderes. O meu pai tem poderes que deixam qualquer super-herói no chinelo. Ele sabe curar uma dor com poucas palavras e um abraço forte, ele sabe detectar qualquer mal com sua super visão de raios-x, consegue desbravar mares para salvar a princesa, se personificar e preservar a inocência, matar todos os personagens do mal e é fonte das melhores histórias e músicas também. É...na verdade acho que eu nunca estive errada em pensar que você tinha super poderes, afinal, você pai, é e sempre será meu super-herói, meu super-pai! Um beijo carinhoso de seus filhos! Nós te amamos muito!

________________________________________

JOSÉ DORISMAR MELO, ipueirense, formado em filosofia, é funcionário ativo do Banco do Brasil.
________________________________________
NOTA DO BLOG: no próximo dia 27 de março, terão decorrido 92 anos do nascimento de Gonçalo Melo Miranda ! Nossa singela homenagem portanto, publicando a homenagem de sua família quando completou os 90.

4 Comentários:

Blogger Jean Kleber disse...

Nossa singela homenagem ao grande ipueirense Gonçalo Melo Miranda mediante os textos e as fotos de sua bela família!

24.3.11  
Anonymous Alpiano disse...

Que Maravilha, Meu Deus! Uma família exemplo de dignidade, respeito e honradez. Conheço a todos: pais e filhos. Meu pai e nós convivemos com essa família. Essa família merece todo o meus respeito, pois dela também colhi frutos para a formação do homem que sou hoje.

Ao Sr. Gonçalo Melo Miranda, Dona Elodir e filhos o meu respeito com muita estima e consideração

24.3.11  
Anonymous Dorismar Melo disse...

Jean Kleber e Alpiano,
fiquei deveras gratificado com a candice e a benevolencia que voces são possuidores. Minha eterna e sincera gratidão. Que bom que em nossas vidas ainda podemos contar com pessoas egrégias e amáveis.
A minha família, meus pais e irmãos agradecidos, vos desejamos os votos de eternas felicidades e sucessos plenos.
Carinhosamente,
José Dorismar Melo
(jdorismar@hotmail.com)

24.3.11  
Blogger Dalinha Catunda disse...

Fiquei maravilhada, com o carinho e com a homenagem prestada ao Seu Gonçalo Miranda.
É lindo ver uma familia unida Zelando pelos seus pais, que sirva de exemplo para outras famílias.
Foi um prazer grande rever essa turma, alguns encontro em Ipueiras, outros, com o Dorismar, já faz tempo que não vejo.
Meu abraço a todos.

29.3.11  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial