Suaveolens

Este blog foi criado por um cearense apaixonado por plantas medicinais e por sua terra natal. O título Suaveolens é uma homenagem a Hyptis suaveolens uma planta medicinal e cheirosa chamada Bamburral no Ceará, e Hortelã do Mato em Brasília. Consultora Técnica: VANESSA DA SILVA MATTOS

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil

Cearense, nascido em Fortaleza, no Ceará. Criado em Ipueiras, no mesmo estado até os oito anos. Foi universitário de agronomia em Fortaleza e em Recife. Formou-se em Pernambuco, na Universidade Rural. Obteve o título de Mestre em Microbiologia dos Solos pelo Instituto de Micologia da Universidade Federal de Pernambuco. Também obteve o Mestrado e o Doutorado em Fitopatologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é pesquisador colaborador da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília.

21.4.10

BRASÍLIA (UMA CINQUENTONA QUE ME CONQUISTOU)

Por
Dalinha Catunda

Sou do Ceará, acostumada com muito céu e muito chão, tudo isso encontrei em Brasília para encanto dos meus olhos.

Bem instalada, no apartamento de Tereza Mourão, uma lua imensa, cheia de magia, transpassava a vidraça iluminando o ambiente, numa penumbra natural.

As Paineiras floridas desabrocharam salpicando o chão de pétalas para que eu embevecida pudesse passar, as nuvens se esconderam e a cidade me presenteou com o céu azul mais maravilhoso que eu já pude ver em toda minha vida.

A falta de umidade respeitosamente não apareceu, para meu conforto. Eu não teria palavras para traduzir a beleza do que é um passeio de veleiro ao cair da tarde no Lago Paranoá. Ver o sol se esconder, a beleza do escarlate em suas nuances até sumir de vez preparando o espaço para o brilho soberano de uma lua cheia de encanto cercada de intermitentes estrelas.

O Verde das árvores, o azul do céu em contraste com a arquitetura dessa cidade planejada é simplesmente majestoso. Nem me fez falta a falta de esquinas! Os monumentos realmente me encantaram.

Estou falando de uma Brasília que vi e senti por mais de uma vez e me encantei. Não daquela Brasília que aparece sendo covardemente ridicularizada na televisão.

Hoje gostaria de parabenizar essa bela cinquentona que me conquistou e parabenizar também meus amigos nordestinos que fizeram de Brasília seu segundo lar e que me acolhem com tanto carinho.
______________________________________

Ilustração:site cet.unb.br\portal\images\stories\bsb.jpg
______________________________________
Maria de Lourdes Aragão Catunda – Poetisa, Escritora e Cordelista. Nascida e criada em Ipueiras-CE, conhecida popularmente como Dalinha Catunda, vive atualmente no Rio de Janeiro. Publica nos jornais "Diário do Nordeste" e "O Povo", nas revistas "Cidade Universidade" e "Municípios" e nos blogs: Primeira Coluna, Ipueiras e Ethos-Paidéia. É membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel. É co-gestora convidada do blog Suaveolens, além de ter blog próprio: (cantinhodadalinha.blogspot).
*
NOTA DO BLOG: Hoje é o dia do aniversário de Brasília.

3 Comentários:

Blogger Jean Kleber disse...

Bela e oportuna homenagem da nossa poetisa ipueirense. Obrigado Dalinha!!!

21.4.10  
Blogger Jean Kleber disse...

Reforçando o comentário para a estatística do blog que está marcando ultimamente um comentário a menos.

21.4.10  
Blogger Dalinha Catunda disse...

Olá Jean Kleber,
Precisamos falar desta Brasília que existe além da Brasília dos políticos.
É uma Brasília decente de gente trabalhadora, como os nordestinos e tantos outros povos que ajudaram a erguer a capital do Brasil.
O que me faz ver Brasilia com este olhar apaixonado é a hospitalidade dos meus amigos cearenses e entre eles está você e minha querida Heloisa.

22.4.10  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial