Suaveolens

Este blog foi criado por um cearense apaixonado por plantas medicinais e por sua terra natal. O título Suaveolens é uma homenagem a Hyptis suaveolens uma planta medicinal e cheirosa chamada Bamburral no Ceará, e Hortelã do Mato em Brasília. Consultora Técnica: VANESSA DA SILVA MATTOS

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil

Cearense, nascido em Fortaleza, no Ceará. Criado em Ipueiras, no mesmo estado até os oito anos. Foi universitário de agronomia em Fortaleza e em Recife. Formou-se em Pernambuco, na Universidade Rural. Obteve o título de Mestre em Microbiologia dos Solos pelo Instituto de Micologia da Universidade Federal de Pernambuco. Também obteve o Mestrado e o Doutorado em Fitopatologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é pesquisador colaborador da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília.

16.2.10

O INVERNO MATOU TUDO QUE PLANTEI

De
Gonçalo Felipe

O inverno deste ano
Matou tudo que plantei
Matou sonhos.
Matou planos e
Os momentos
Que rezei

Toda a minha plantação
Veio a água e levou tudo
Fez uma lágrima rolar
Pelo meu rosto sisudo
Chego até me perguntar:
Deus sabia disso tudo?

Não o estou questionando
Porque nele eu acredito
pergunto prá mim mesmo:
Por quê? Tá certo isto?
Depois eu me arrependo
Por certo não compreendo
O que tá na Bíblia escrito.

Lá deve estar escrito:
Que a gente tem que sofrer
Viver assim na miséria
Plantar, não poder colher
Se "ELE fez, tá bem feito"
É prá ficar satisfeito
E ainda LHE agradecer

Aqui pode faltar tudo
Exceto no peito a fé
Haja visto as romarias
No rumo de Canindé
Acendem velas, rezam terço
Saem dizendo: "desconheço,
Mas, ELE sabe o que é"

Desperto dos devaneios
No meio da chuvarada.
Cheguei a uma conclusão;
Talvez a mais acertada:
Pegadas de um peba eu vi.
Vou chamar minha Lilí, e
Vamos à uma caçada.


Foto: Site oglobo.globo.com/fotos/2008/11/15/15_MHG_pais_Seca_ALA4556.jpg


Gonçalo Felipe é o prestigiado poeta de Nova Russas que nos brinda com poesias sobre nós, sobre Ipueiras, sobre nosso pé de serra, enfim sobre a vida de todos nós.

2 Comentários:

Blogger Jean Kleber disse...

Belos versos de Gonçalo Felipe o famoso poeta de Nova Russas, fazendo poesia sobre um tema que sempre esteve no coração do homem do nordeste.

16.2.10  
Blogger Dalinha Catunda disse...

Olá Jean Kleber,
Gonçalo Felipe sempre nos brinda com versos bem rimados e cheios de ritmos e com sabor de Nordeste.
Um abraço,
Dalinha

22.2.10  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial