Suaveolens

Este blog foi criado por um cearense apaixonado por plantas medicinais e por sua terra natal. O título Suaveolens é uma homenagem a Hyptis suaveolens uma planta medicinal e cheirosa chamada Bamburral no Ceará, e Hortelã do Mato em Brasília. Consultora Técnica: VANESSA DA SILVA MATTOS

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil

Cearense, nascido em Fortaleza, no Ceará. Criado em Ipueiras, no mesmo estado até os oito anos. Foi universitário de agronomia em Fortaleza e em Recife. Formou-se em Pernambuco, na Universidade Rural. Obteve o título de Mestre em Microbiologia dos Solos pelo Instituto de Micologia da Universidade Federal de Pernambuco. Também obteve o Mestrado e o Doutorado em Fitopatologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é pesquisador colaborador da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília.

8.8.09

EM HOMENAGEM A JEREMIAS CATUNDA

Por
Hélder Saboia
.
Com pesar tomei conhecimento da morte do Jeremias. Do Jeremias Catunda de Ipueiras. Sem favor, talvez o conterrâneo que mais amou seu torrão natal e a ele esteve ligado até o fim de seus dias, nutrindo-se da seiva da terra em cuja ambiência se inspirava para suas narrativas literárias onde os personagens e as coisas eram modelados com a argila do rio Jatobá. Tal o feitiço da terra que o impregnava; tal a força telúrica que o dominava.

Exaltou a velha comuna na poesia e, com ufanismo, à moda do vate maranhense Gonçalves Dias, também versejou: “Minha terra tem palmeira onde canta o sabiá.......”

Escrevia com desenvoltura e maestria e, impressionante, era autodiata. Não portava anel de bacharel. Doutorou-se na universidade da vida, daí sua inata sabedoria. Ao relembrar Ipueiras dos idos de 1950/60 assomará a figura do Jeremias.

Orador inflamado nos palanques das campanhas políticas, defendendo as posições dos candidatos de seu partido nas ferrenhas disputas pelo poder. Promotor das tradicionais festas da sociedade, em especial, o badalado “chitão” no nobre salão do paço municipal.

Desportista, mantinha, juntamente com outros aficionados,os times de futebol e de voleibol neles atuando com profundo bairrismo quando disputava competição com as equipes de outras praças. Brincalhão, não dispensava a lavratura do testamento do Judas antes de sua queda do pau da forca nos sábados de aleluia.

Político, foi vereador interessado pelo crescimento sócio-cultural da terra natal, engajando-se nas lutas pelo desenvolvimento da educação. Foi um autêntico ipueirense; lídimo representante de tantos quantos,assim como ele, propugnaram pelo progresso da terra.

Jornalista arguto, registrava, nos jornais de grande circulação, os relevantes fatos político-sociais cobrando dos representes do município nos foros da Assembléia, quando se fazia oportuno, atuação decisiva em favor das obras necessárias ao progresso da municipalidade.

Esta a imagem que tenho do Jeremias.

Que o Criador o tenha na paz de sua morada celestial.
________________________
A foto de Jeremias na equipe de voleibol é do acervo da prefeitura de Ipueiras-Ce.
________________________
Francisco Hélder Catunda de Sabóia, jurista ipueirense, é membro fundador da “Associação Iberoamericana de Direito Constitucional Econômico – AIDCE”

1 Comentários:

Blogger Jean Kleber disse...

Mais uma merecida homenagem, desta vez do ilustre jurista ipueirense Hélder Saboia. Jeremias marcou ipueiras com sua fidelidade às raízes.

8.8.09  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial