Suaveolens

Este blog foi criado por um cearense apaixonado por plantas medicinais e por sua terra natal. O título Suaveolens é uma homenagem a Hyptis suaveolens uma planta medicinal e cheirosa chamada Bamburral no Ceará, e Hortelã do Mato em Brasília. Consultora Técnica: VANESSA DA SILVA MATTOS

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil

Cearense, nascido em Fortaleza, no Ceará. Criado em Ipueiras, no mesmo estado até os oito anos. Foi universitário de agronomia em Fortaleza e em Recife. Formou-se em Pernambuco, na Universidade Rural. Obteve o título de Mestre em Microbiologia dos Solos pelo Instituto de Micologia da Universidade Federal de Pernambuco. Também obteve o Mestrado e o Doutorado em Fitopatologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é pesquisador colaborador da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília.

22.7.09

PROJETO SOCIAL SUBJACENTE

Por
Marcondes Rosa de Sousa

O Povo - 20 Jul 2009 - 01h35min

Crescer, aos nordestinos, é imperativo e desafio – adverte-nos Sérgio Machado, presidente da Transpetro, nos anos 80 do Movimento Pró-Mudanças, e da geração dos jovens empresários. Chave para o crescer, a unidade das lideranças.

Há pouco, o CIC (Centro Industrial do Ceará), ao qual se integravam, nos anos 80, os então jovens empresários, celebrou seus 90 anos. E, Robinson Passos de Castro e Silva presidente, lançou-nos o Observatório da Educação, a envolver todos os agentes de tal processo, em ampla reflexão, aos educadores.

O lançamento de tal programa contou com as principais lideranças de nossa sociedade, os debates intermediados por Cláudio de Moura Castro, na Fiec.

O Ceará, assim, integra o rol das 14 cidades brasileiras onde o Observatório Social se ensaia. É a tentativa de reatar-nos o fluxo das cheias a sepultar cacimbas e leito seco dos rios, numa cíclica (re)união pelo Ceará, dos tempos de Virgílio Távora, do Pró-Mudanças de Tasso Jereissati e os de agora.

Anos atrás, entre intelectuais e lideranças produtivas, havíamos superado o tempo das “indústrias de chaminés”. E, sensível a isso é que Jorge Parente dera assento na Fiec aos de educação. Presidente do Conselho de Educação do Ceará, dou testemunho de Wânia Dummar a coordenar programa de responsabilidade social a nossas instituições de educação superior.
.
Um ensaio, sem dúvida, simbólico, intróito porém dos novos tempos. Tempos previstos por Celso Furtado:
.
“O que caracteriza o desenvolvimento é o projeto social subjacente. O crescimento econômico, tal qual o conhecemos, funda-se na preservação dos privilégios das elites, que satisfazem seu afã de modernização. Quando o projeto social dá prioridade à efetiva melhoria das condições de vida da maioria da população, o crescimento se metamorfoseia em desenvolvimento”.
________________________________
Foto: Sessão inaugural do IV Simpósio Brasileiro de Òleos Essenciais, ocorrido em Fortaleza em novembro de 2007.
________________________________
Marcondes Rosa de Sousa, advogado, é professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade Estadual do Ceará (UECe). É uma das maiores autoridades em educação do Brasil. Ex-presidente do Conselho de Educação do Ceará e do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação, é Colunista do jornal " O Povo ", onde mantém seus artigos quinzenais.

1 Comentários:

Blogger Jean Kleber disse...

Prof. Marcondes de volta ao blog, desta vez com um artigo sobre o novo cenário do desenvolvimento econômico e social do Nordeste. Desfrutem.

22.7.09  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial