Suaveolens

Este blog foi criado por um cearense apaixonado por plantas medicinais e por sua terra natal. O título Suaveolens é uma homenagem a Hyptis suaveolens uma planta medicinal e cheirosa chamada Bamburral no Ceará, e Hortelã do Mato em Brasília. Consultora Técnica: VANESSA DA SILVA MATTOS

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil

Cearense, nascido em Fortaleza, no Ceará. Criado em Ipueiras, no mesmo estado até os oito anos. Foi universitário de agronomia em Fortaleza e em Recife. Formou-se em Pernambuco, na Universidade Rural. Obteve o título de Mestre em Microbiologia dos Solos pelo Instituto de Micologia da Universidade Federal de Pernambuco. Também obteve o Mestrado e o Doutorado em Fitopatologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é pesquisador colaborador da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília.

14.4.09

POLÍTICA, COISA SUJA

Por
Marcondes Rosa de Sousa

Professor da UFC e da Uece .
O Povo - 13 Abr 2009
.
Na mídia, política é coisa suja. E isso me leva a Aristóteles, para quem o homem é animal político, a construir, gregário, o mundo. Abro o livro “... a seara de Caim”, que, no Seminário da Imaculada, em Campinas (SP), recebi como “prêmio áureo”, em 1960, onde se lê: “Os povos não merecem julgamento pelos crimes dos seus maus filhos, mas pela violência da reação que esses crimes provocam. Pois Deus concede poder de água lustral ao sangue de Abel (...), que redime a seara de Caim”.
.
A “coisa pública” (res publica), entre nós, molda-se em formal aliança (foedus) entre união, estados e municípios. Prudente atentarmos para a advertência de Montesquieu: “é uma eterna experiência que todo homem, a quem é dado poder, termina por ser levado a dele abusar; ele vai até onde encontra limites”.
.
Muitas, as queixas apontadas em nossa federação, onde “foedus” – a aliança entre seus entes - também se reclama para as regiões. Em recente seminário sobre o Nordeste, onde discutíamos suas potencialidades e limites, a reclamação geral era a de que regiões, no contexto atual entre o global e o regional, haveriam que se alçar a entes federativos.
.
Em nossa federação, os poderes executivo, legislativo e judiciário compartilham de formal independência e harmonia entre si. Passos mais avançados de reforma, porém, em nossa política se esperam.
.
No plano nacional, o legislativo é bicameral: câmara e senado. Neste, a representação opera-se igual para os estados e o distrito federal, a nação em equilíbrio.
.
Nestes tempos de crise, o Brasil é respeitado, ocupando lugar entre os grandes. E, no plano interno, sem os históricos surtos de Confederação do Equador. É tempo de passarmos a limpo, na expressão de Darci Ribeiro, a nossa política, vista ainda por muitos ... “coisa suja”...
É a esperança de todos nós!


___________________________________________

Marcondes Rosa de Sousa, advogado, é professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade Estadual do Ceará (UECe). É uma das maiores autoridades em educação do Brasil. Ex-presidente do Conselho de Educação do Ceará e do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação, é Colunista do jornal " O Povo ", onde mantém seus artigos quinzenais.

2 Comentários:

Blogger Jean Kleber disse...

Amigos, sempre com seu estilo elegante e escorreito, Marcondes Rosa de Sousa contribui para a compreenção do sentido e funcionamento das instituições além de analisar o momento político do país. Aproveitem!

14.4.09  
Blogger Dalinha Catunda disse...

Marcondes
"É tempo de passar esse Brasil a limpo" mas o que acaba se vendo, é a sujeira jogada para baixo do tapete. Gostaria de acreditar nos governantes porém não tenho o aval deles para isso.
Um abraço,
Dalinha

14.4.09  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial