Suaveolens

Este blog foi criado por um cearense apaixonado por plantas medicinais e por sua terra natal. O título Suaveolens é uma homenagem a Hyptis suaveolens uma planta medicinal e cheirosa chamada Bamburral no Ceará, e Hortelã do Mato em Brasília. Consultora Técnica: VANESSA DA SILVA MATTOS

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil

Cearense, nascido em Fortaleza, no Ceará. Criado em Ipueiras, no mesmo estado até os oito anos. Foi universitário de agronomia em Fortaleza e em Recife. Formou-se em Pernambuco, na Universidade Rural. Obteve o título de Mestre em Microbiologia dos Solos pelo Instituto de Micologia da Universidade Federal de Pernambuco. Também obteve o Mestrado e o Doutorado em Fitopatologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é pesquisador colaborador da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília.

3.3.09

COSTA MATOS NO SITE DA PREFEITURA


O site oficial da cidade de Ipueiras no Ceará assim noticiou o passamento do poeta Costa Matos.

MORRE AOS 81 ANOS, COSTA MATOS

Faleceu, na madrugada de segunda-feira, 02, o professor, educador e escritor ipueirense Costa Matos. O velório e o sepultamento ocorreram no Cemitério Jardim Metropolitano.

José Costa Matos nasceu no dia 29 de outubro de 1927, em Ipueiras. Formado em Letras Anglo-Germânicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ensinou em diversas instituições de ensino em Fortaleza e no Interior, além de ser funcionário público do Tesouro Nacional. Também fundou em sua cidade natal a Escola Normal Rural e o Colégio Otacílio Mota. Era casado com dona Maria Alderi Moreira Matos e deixa quatro filhos e sete netos.

Autor de vários livros de prosa e poesia, em que o sertão se configurava como paisagem principal, ele ocupava a cadeira número 29 da Academia Cearense de Letras (ACL). Ganhador de diversos prêmios no Ceará e em outros estados, também era sócio honorário da Academia Fortalezense de Letras. Atualmente, Costa Matos ocupava o cargo de 1º vice-presidente da ACL na gestão de Pedro Henrique Saraiva Leão.

Assessoria Executiva de Comunicação 2-03-2009 às 14h28

3 Comentários:

Blogger Jean Kleber disse...

Eis a noticia oficial do passamento do poeta Costa Matos feito pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ipueiras.

3.3.09  
Anonymous Anônimo disse...

Ainda bem que desta vez a Assessoria de Comunicação Social de Ipueiras, colocou a noticia da morte deste grande poeta. Desculpem o desabafo, mas é que hoje me veio a lembrança de minha querida professora Isa Catunda, que também merecia uma nota no site da cidade, quando de seu falecimento. Mas tenho certeza que no coração de muitos ipueirenses ela ficará, assim como o prof. Costa Mattos.
Abraços
Tereza Mourão

4.3.09  
Blogger Dalinha Catunda disse...

Tereza,
Obrigada pelo carinho que você sempre teve para com minha Tia Isa, que foi professora do Costa Matos.
Precisamos, sim, ter um espaço maior para cultura em nossa cidade, pois talento a terra sempre pariu.
Um abraço,
Dalinha

9.3.09  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial