Suaveolens

Este blog foi criado por um cearense apaixonado por plantas medicinais e por sua terra natal. O título Suaveolens é uma homenagem a Hyptis suaveolens uma planta medicinal e cheirosa chamada Bamburral no Ceará, e Hortelã do Mato em Brasília. Consultora Técnica: VANESSA DA SILVA MATTOS

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil

Cearense, nascido em Fortaleza, no Ceará. Criado em Ipueiras, no mesmo estado até os oito anos. Foi universitário de agronomia em Fortaleza e em Recife. Formou-se em Pernambuco, na Universidade Rural. Obteve o título de Mestre em Microbiologia dos Solos pelo Instituto de Micologia da Universidade Federal de Pernambuco. Também obteve o Mestrado e o Doutorado em Fitopatologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é pesquisador colaborador da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília.

18.11.08

MARCONDES ROSA, UM IPUEIRENSE DE CORAÇÃO

Por
Bérgson Frota

Na linha que seguimos em destacar as grandes e nobres personalidades literárias e intelectuais de nossa Ipueiras, chega-me então a vez de prestar a grande figura de Marcondes Rosa uma homenagem.
Primeiro citá-lo como um homem de notória sensibilidade no que toca a educação seja a nível regional e nacional.
A figura de Marcondes Rosa se destaca como um profundo educador, um professor versado na arte de levantar a bandeira do conhecimento ao defender com seus artigos e atos uma realidade educacional mais dinâmica e verdadeira para o nosso povo.
Gostaria de citar as brilhantes contribuições que seus artigos trazem no jornal O Povo, publicados quinzenalmente. Neles são tratados temas educacionais, políticos e questões de atual importância que o Estado e o País enfrentam.
Pedi ao distinto Mestre há pouco tempo uma coletânea de seus trabalhos, o que generosamente e de pronto me enviou, no entanto escolher um só para dar-lhe um devido merecimento seria empobrecê-lo por demais. Digo pois suas obras se estendem além dos artigos.
É-nos uma sorte profunda termos atuante sua figura a sempre nos brindar e nortear com seu estilo habilidoso, trabalhado e único os temas que aborda.
Lembrar Ipueiras e seu povo ele o faz com um sentimento que toca-nos como se vizinho fosse daquele de quem tece o elogio, digo-o assim pois a cada figura que cita traz sempre a tona o lado bom e positivo do mesmo.
Sua generosidade estende-se ao divulgar como gestor do blog Grupos, trabalhos dos filhos da terra e sempre buscar no equilíbrio do bom senso a forma exata e econômica ao expor ou tratar os temas.
Outro interesse que chama-me a atenção é a sua vontade de unir os ipueirenses na idéia de construir um ícone ou encontrá-lo para Ipueiras.
Talvez na sua humildade esquece que sua própria figura, pelo grande destaque que granjeou, graças a sua capacidade e luta pode ser apontado como um verdadeiro ícone a nos direcionar todos os que querem destacar e valorizar Ipueiras.
O texto tem então a função de prestar tributo a este grande educador, simples diante de suas grandes capacidade, mas que como os grandes, não cria nada que esteja abaixo do adjetivo que antes lhe vestimos.
Ipueiras mais ainda enriquecida agradece de coração a Marcondes Rosa por sua obra educativa, seu zelo para com sua terra e por enriquecer o grupo que luta em mais e mais divulgá-la de forma rica, elegante e humilde.
Um muito obrigado ao mestre Marcondes Rosa.



(Texto elaborado por Bérgson Frota em tributo ao trabalho do Sr. Marcondes Rosa, na divulgação da terra ipueirense.)
*
Bérgson Frota, escritor, contista e cronista, é formado em Direito (UNIFOR), Filosofia-Licenciatura (UECE) e Especialista em Metodologia do Ensino Médio e Fundamental (UVA), tem colaborado com os jornais O Povo e Diário do Nordeste, desenvolvendo um trabalho por ele descrito de resgate da memória cultural e produzindo artigos de relevância atual.

3 Comentários:

Blogger Jean Kleber disse...

Super merecida homenagem de Bérgson Frota ao professor Marcondes Rosa de Sousa por seu empenho e sucesso em promover os valores de Ipueiras do Ceará. Fazemos coro com o cronista Bérgson nos que aprendemos todos os dia com o professor Marcondes. Parabéns.

18.11.08  
Blogger Dalinha Catunda disse...

Bérgson, fez realmente uma merecida homenagem a Marcondes Rosa, um incansável baluarte da educação, figura bem representativa do nosso Ceará.
Dalinha Catunda

9.12.08  
Blogger Antonio Marrocos Anselmo disse...

Saudoso Prof. Marcondes Rosa, ex- Reitor da UFC.Homenagem merecida à integridade e sapiência desse mestre de conduta e competência ímpar.

6.5.17  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial