Suaveolens

Este blog foi criado por um cearense apaixonado por plantas medicinais e por sua terra natal. O título Suaveolens é uma homenagem a Hyptis suaveolens uma planta medicinal e cheirosa chamada Bamburral no Ceará, e Hortelã do Mato em Brasília. Consultora Técnica: VANESSA DA SILVA MATTOS

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil

Cearense, nascido em Fortaleza, no Ceará. Criado em Ipueiras, no mesmo estado até os oito anos. Foi universitário de agronomia em Fortaleza e em Recife. Formou-se em Pernambuco, na Universidade Rural. Obteve o título de Mestre em Microbiologia dos Solos pelo Instituto de Micologia da Universidade Federal de Pernambuco. Também obteve o Mestrado e o Doutorado em Fitopatologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é pesquisador colaborador da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília.

25.10.08

PARABÉNS IPUEIRAS

Por
Bérgson Frota

Hoje, sábado, 25 de outubro de 2008. De longe sinto a alegria de minha terra aniversariante, lá distante no sertão cearense, aos pés da Ibiapaba azul que parece sempre que lá esteve e nunca nasceu nem há de um dia sumir.

De longe imagino o rio seco a cortar a cidade que amo e que espero um dia vê-lo perenizado a fertilizar de verde aquela terra abençoada e de esperança vestir o seu povo.

Durante anos em artigos e crônicas falei de ti Ipueiras, como algo distante, mas hoje te sei presente no meu ser.

Escrevi sobre as tuas vistosas carnaúbas que hoje estão mais escassas e quão belo era o espetáculo quando a cidade ainda nas suas primeiras décadas arborizava-se pelas árvores que são de quase tudo provedoras ao povo forte do sertão.

Escrevi sobre as andorinhas que revoavam no teu céu, sobre as tanajuras que caíam antecipando os invernos, sobre as cheias do rio Jatobá.

Reportei a inauguração do teu belo Arco de Fátima, da construção do teu maior monumento, o Cristo Redentor e finalmente em pesquisa risquei a história de tua sublime e bela matriz.

Contei sobre as festas juninas, descrevi os desfiles de sete de setembro, falei sobre os parques e circos que por ti passaram, e descrevi as férias que proporcionavas aos teus habitantes.

Não esqueci tua estação ferroviária e de teus açudes que foram sumindo em face ao progresso constante.

Lembrei teus antigos carnavais e teu cinema maior, o Azteca.

Então cheguei à noite de 25 de outubro de 1983, quando do teu centenário e pensei no teu futuro, já naquela época. O céu estava repleto de estrelas e ouvia os discursos que teus filhos faziam em tua homenagem.

Silenciei-me.

Passaram-se 25 anos, e és hoje uma grande e bela cidade, muito mudou, tuas construções e teus habitantes, mas penso que se fitar o céu numa noite qualquer no mesmo ponto de onde no passado contemplei as estrelas, estarão elas a brilhar no mesmo lugar.

São elas Ipueiras que piscam em festejar-te, feito velas eternas a contemplar de distâncias mil a tua história.

Feliz Aniversário terra redentora, que os vindouros anos te tragam mais progresso, e que o eco dos teus escritores e poetas já idos sejam o sangue forjador de uma nova safra que não nega a renovar-se..

(Foto do Site Oficial da cidade de Ipueiras)
_________________________________________
Bérgson Frota, escritor, contista e cronista, é formado em Direito (UNIFOR), Filosofia-Licenciatura (UECE) e Especialista em Metodologia do Ensino Médio e Fundamental (UVA), tem colaborado com os jornais O Povo e Diário do Nordeste, desenvolvendo um trabalho por ele descrito de resgate da memória cultural e produzindo artigos de relevância atual.

4 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Parabéns pelo tocante trabalho para esta data. Está completo.

25.10.08  
Blogger Jean Kleber disse...

Belo e oportuno texto em comemoração ao aniversário de Ipueiras. O cronista e pesquisador Bérgson Frota tem um histório de contribuições à causa de Ipueiras dedicando seu talento em divulgar e enaltecer aa cidade. Parabéns ao Bérgson, a Ipueiras e a todos nós.

25.10.08  
Blogger Dalinha Catunda disse...

Fico contente em ver nossa Ipueiras sendo prestigiada com belos textos. E esse do Bérgson realmente faz jus a nossa terra.
Dalinha Catunda

27.10.08  
Anonymous Anônimo disse...

Agradeço a publicação deste trabalho que se soma a outros em homenagem à Ipueiras, pediria a correção de uma palavra o 13º parágrafo coloquei "comtemplar" quando o certo seria "contemplar".

28.10.08  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial