Suaveolens

Este blog foi criado por um cearense apaixonado por plantas medicinais e por sua terra natal. O título Suaveolens é uma homenagem a Hyptis suaveolens uma planta medicinal e cheirosa chamada Bamburral no Ceará, e Hortelã do Mato em Brasília. Consultora Técnica: VANESSA DA SILVA MATTOS

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil

Cearense, nascido em Fortaleza, no Ceará. Criado em Ipueiras, no mesmo estado até os oito anos. Foi universitário de agronomia em Fortaleza e em Recife. Formou-se em Pernambuco, na Universidade Rural. Obteve o título de Mestre em Microbiologia dos Solos pelo Instituto de Micologia da Universidade Federal de Pernambuco. Também obteve o Mestrado e o Doutorado em Fitopatologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é pesquisador colaborador da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília.

8.7.08

RESPONSABILIDADE SOCIAL

Por
Marcondes Rosa de Sousa


Responsabilidade social! Crescente consciência após o fracasso do socialismo real e do capitalismo, no desabraço entre o público e o privado. Participativa, transparente e plural, democracia é hoje não mais império da maioria, mas diálogo entre as minorias.

Em tal quadro, educação, do nascer ao morrer, hoje envolve seus atores (escolares e sociais), a formar capital humano - o cidadão (ente social), o profissional (construtor) e a pessoa (ser transcendente), nos termos da LDB.

Nessa direção, é crescente o clamor de nossa sociedade por um novo contrato social, a se pautar em valores e princípios, e a se converter em "lei de responsabilidade social", a nos solidarizar na construção coletiva de um crescimento econômico não restrito à fugacidade do PIB, mas a buscar o ideal apontado por Celso Furtado: "o crescimento a se metamorfosear no sustentável desenvolvimento", reduzindo-se a pobreza de nosso país e do planeta que se aspira em equilíbrio ecológico.

Tal consciência assiste-nos aos programas de extensão de nossas universidades, desde os anos 60, na linha do Projeto Rondon, entre outros. E nessa direção, hoje nossos empresários, que postulam suas empresas como "parceiras do desenvolvimento social". Assim, a FIEC, sob a coordenação de Vânia Dummar, ao lançar Grupo de Ação, a responsabilidade social pactuada por 11 instituições de educação superior, como disciplina obrigatória, em etapa inicial. Educação, a integrar Câmara de Educação Superior, tidas por Jorge Parente que lhes deu assento simbólico naquela casa, como "indústrias sem chaminés", gesto elogiado por Beni Veras, então governador: "Não podemos construir o estado com que sonhamos sem o compromisso de todos – governo, iniciativa privada e organizações da sociedade civil, com o desenvolvimento humano".

Clamor geral, a Lei de Responsabilidade Social, ao lado da de "responsabilidade fiscal", a buscar nossa federação (União, estados e municípios) em construtivo abraço. Ética e valores, soldados e solidarizados pela educação vista, em todos os seus níveis, como "capital humano", a nos reduzir-nos a pobreza, sob o lema do "comerás o pão com o suor do teu rosto", mandamento maior. Pois, "sem arte e sem ofício, não se é filho de Deus" (Dom Aureliano Matos). Um horizonte de um país que aspira hoje por nova ética, uma democracia mais participativa, voltada para o horizonte da construção e da salutar convivência entre suas todos.
___________________________
Foto 1: site br.geocities.com. Visualizando da esquerda para a direita: Lula, Ulisses Guimarães, NI, Quércia, Brizola, Montoro e Tancredo Neves. Ao microfone Osmar Santos, o animador. Para ver detalhes, clique na imagem.
Foto 2: site jornallivre.com.br
___________________________
Marcondes Rosa de Sousa, advogado, é professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade Estadual do Ceará (UECe). É uma das maiores autoridades em educação do Brasil. Ex-presidente do Conselho de Educação do Ceará e do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação, é Colunista do jornal " O Povo ", onde mantém seus artigos quinzenais.

1 Comentários:

Blogger Jean Kleber disse...

Artigo profético em amplo sentido, do professor Marcondes Rosa de Sousa, sobre a realidade social e seus caminhos no Brasil. Desfrutem.

8.7.08  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial