Suaveolens

Este blog foi criado por um cearense apaixonado por plantas medicinais e por sua terra natal. O título Suaveolens é uma homenagem a Hyptis suaveolens uma planta medicinal e cheirosa chamada Bamburral no Ceará, e Hortelã do Mato em Brasília. Consultora Técnica: VANESSA DA SILVA MATTOS

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil

Cearense, nascido em Fortaleza, no Ceará. Criado em Ipueiras, no mesmo estado até os oito anos. Foi universitário de agronomia em Fortaleza e em Recife. Formou-se em Pernambuco, na Universidade Rural. Obteve o título de Mestre em Microbiologia dos Solos pelo Instituto de Micologia da Universidade Federal de Pernambuco. Também obteve o Mestrado e o Doutorado em Fitopatologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é pesquisador colaborador da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília.

9.6.08

RE/UNIÃO PELO CEARÁ

Por
Marcondes Rosa de Sousa
.
Virgílio Távora, 20 anos de morte! Data em branco quase, justo quando cobramos, de nossos dispersos políticos, um Ceará não mais perdido de seu projeto, como agora. VT, o histórico ícone de tal união, único político lembrado "cearense do século XX".
.
Infante em Ipueiras, tal qual o oscilar entre a grandiloqüência das cheias e a solidão das cacimbas no rio Jatobá, vi UDN e PSD em crônico litígio. Cena que me ficou: dois inimigos políticos, em luta na coxia em frente de onde morávamos, desarmados por meu pai, conciliador, que, por uma janela, atirou-me para dentro de casa...
.
Nos anos 60, estudante universitário de esquerda, veria Virgílio postar-se ao lado de João Goulart e a costurar tendências em luta na "União pelo Ceará", sob o pacto do Plameg (Plano de Metas Governamentais), a lhe pautar horizontes: integrando-o pela BR-116 ao País, industrializando-o a partir da energia de Paulo Afonso, gerando trabalho e renda, a educação a se democratizar...
.
Anos 80, fim de ciclo. E, sobre essa época, a confissão que nos fariam os do Movimento Pró-Mudanças contra os "coronéis": "Quem mais nos deu apoio foi VT. Por ironia, um coronel!"
.
Novo ciclo, sem dúvida, agora. No País, cheias prenunciando grandezas. Mas nós, perdidos do horizonte de um novo amanhecer. Nossos políticos, em seus narcíseos arquipélagos, sob o falso deleite dos pés de murici, cada um a cuidar de si. E, infantes, todos nós a saborear o ilusório "sem porto" das bolsas... Nossa educação, entre as piores do mundo, morrendo na praia. Praia a não atingir, em sadio desenvolver-se, o cidadão (ser social), o profissional (o construtor pelo trabalho) e a pessoa (o ser transcendente).
.
Hora das cheias a sepultar solitárias cacimbas. E a nos enfrasar na esperança de janela em mim marcada desde a infância, rumo ao sustentável futuro!
_____________________________________________________
Publicado originalmente no jornal O Povo, de Forteleza-CE, em 09/06/2008
_____________________________________________________
Foto: Cel. Virgílio Távora, governador do Ceará nos anos 60, século XX. Site veja.abril.com.br
_____________________________________________________
Marcondes Rosa de Sousa, advogado, é professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade Estadual do Ceará (UECe). É uma das maiores autoridades em educação do Brasil. Ex-presidente do Conselho de Educação do Ceará e do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação, é Colunista do jornal " O Povo ", onde mantém seus artigos quinzenais.

3 Comentários:

Blogger Jean Kleber disse...

Tempos de Vigílio Távora, temos de Carlos Jereissati!... Não dá para esquecer. Um "coronel" progressista e antenado no futuro. Artigo oportunissimo este que ganha elegância na pena de Marcondes Rosa. Parabéns.

9.6.08  
Blogger Dalinha Catunda disse...

Marcondes,
Acho que todos nós sonhamos com as cheias da esperança desaguando nos canais competentes, fazendo a limpeza necessária, e por fim lavando nossa alma.
Dalinha Catunda

9.6.08  
Anonymous Anônimo disse...

Mais un texto do Sr. Marcondes que nos leva a pensar e ao mesmo tempo agir em defesa dos interesses do nosso Ceará.


Bérgson Frota

10.6.08  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial