Suaveolens

Este blog foi criado por um cearense apaixonado por plantas medicinais e por sua terra natal. O título Suaveolens é uma homenagem a Hyptis suaveolens uma planta medicinal e cheirosa chamada Bamburral no Ceará, e Hortelã do Mato em Brasília. Consultora Técnica: VANESSA DA SILVA MATTOS

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil

Cearense, nascido em Fortaleza, no Ceará. Criado em Ipueiras, no mesmo estado até os oito anos. Foi universitário de agronomia em Fortaleza e em Recife. Formou-se em Pernambuco, na Universidade Rural. Obteve o título de Mestre em Microbiologia dos Solos pelo Instituto de Micologia da Universidade Federal de Pernambuco. Também obteve o Mestrado e o Doutorado em Fitopatologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é pesquisador colaborador da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília.

17.6.08

A PRAÇA CENTRAL DE IPUEIRAS

Por
Bérgson Frota

Toda cidade tem seu “marco zero”, o local exato de onde a cidade nasceu e cresceu.
.
Quando Ipueiras completou 50 anos de municipalidade, em 1933, o então prefeito da época Sr. Luiz Moreira de Carvalho para comemorar a data resolveu construir uma praça. Diferente de outras cidades do interior, Ipueiras não cresceu em torno da Igreja Matriz, talvez devido a pouca ostentosidade do templo, que mais parecia uma capela. Portanto o local escolhido foi justamente o maior espaço aberto na época já quase todo cercado por casas.
.
Limpou-se e aplainou-se o terreno, pois não era plano e tinha algumas caranaúbas.
.
A praça começou a ser feita, derrubaram-se árvores nativas e plantaram pés-de-figos que serviriam para ornamentar a obra.
.
No centro um obelisco foi construído, de cor branca e com duas listras azul celeste, separando as passagens de cada fase. Ao pé do mesmo uma placa de bronze indicava que o monumento fora construído em comemoração ao cinqüentenário do município.
.
Esta praça como foi construída, permaneceu inalterada até meados da década de 40, quando o obelisco foi demolido e decidiu-se então por ser um período posterior à Segunda Guerra, homenagear o grande presidente Getúlio Vargas.
.
No lugar do obelisco foi erguido um busto ao chefe da Nação.
.
Algumas características foram mantidas, entre elas uns bancos clássicos da praça primeira, bem como o desenho da calçada de passeio.
.
Quanto ao obelisco, este ficou somente em fotos raras, relegada ao acesso de poucos. Então novas mudanças vieram.
.
Na década de 70, fez-se duas novas praças. A primeira logo demolida, pois era sem graça e tinha poucas árvores, pouco demorou a segunda, com jardins altos e no centro uma fonte, no meio, em cima de duas paredes paralelas feito colunas, o busto de Getúlio Vargas. Assim ficando até a metade da década de 80, quando novamente sofreu a terceira modificação.
.
A praça que ainda tinha o nome do ex-presidente, sobreviveu ao início do século XXI, mas sofreu uma mudança drástica, o monumento ao ex-presidente foi transferido para um dos lados da mesma e no centro foi construído um quiosque de alvenaria, ainda existente.
.
Quanto ao busto do presidente, este acabou por ser retirado da praça, e finalmente desapareceu.
.
Dois ou três anos depois, a praça passou a chamar-se Maria Lima, nome pelo qual é oficialmente conhecida.
.
Esta praça guarda para a cidade de Ipueiras uma fonte rica de dados, foi nela que fatos importantes, alegres e determinantes para a história da cidade ocorreram.
.
Mesmo já tendo sofrido muitas mudanças, hoje, embora com outro nome, ainda lá está, no coração da cidade. É a praça principal, a praça que para os da terra, não importa o nome oficial que se dê, será sempre a eterna e mutável Praça Central de Ipueiras.
____________________________________
(Foto pertencente ao acervo do autor.)
____________________________________
Bérgson Frota, escritor, contista e cronista, é formado em Direito (UNIFOR), Filosofia-Licenciatura (UECE) e Especialista em Metodologia do Ensino Médio e Fundamental (UVA), tem colaborado com os jornais O Povo e Diário do Nordeste, desenvolvendo um trabalho por ele descrito de resgate da memória cultural e produzido artigos de relevância atual.

14 Comentários:

Blogger Jean Kleber disse...

Este é um resgate primoroso da história desta cidade querida. A antiga Praça Getulio Vargas que hoje é Praça Maria Lima. O coração da cidade, que corresponde, na dimensão local, ao que é a Praça do Ferreira para Fortaleza. Muitos eventos, fatos marcantes e decisivos para o crescimento da cidade tiveram como palco esta praça situada bem no centro de Ipueiras. Valeu, Bérgson.

17.6.08  
Anonymous Anônimo disse...

Bérgson seus resgates enriqueçem a nós que pouco conhecemos desta bela e "mutável" praça.Parabéns.


Tonico Alcântara

17.6.08  
Anonymous Anônimo disse...

Parabéns por mais este excelente trabalho de pesquisa. Você com seus "miúdos" trabalhos vai fazendo um gigantescos acervo de dados sobre nossa querida terrinha.


Valdenice Barroso

18.6.08  
Anonymous Anônimo disse...

Valeu, mais um excelente trabalho velho. Aqui de longe acompanho os textos. Parabéns.

18.6.08  
Anonymous Anônimo disse...

Parabéns Bérgson, parabéns ao blog Suaveolens pela excelente matéria.

18.6.08  
Anonymous Anônimo disse...

Gostaria de saber qual o seu interesse em divulgar estas histórias ? Pergunto por que não vejo em Ipueiras ninguém que valorize. Desculpe se estou sendo rude mas, aprecio seu trabalho no jornal e gosto mais quando fala de assuntos gerais.

19.6.08  
Anonymous Anônimo disse...

Valeu Professor Bérgson, você está de parabéns por este belíssimo trabalho, continue a pesquisar e divulgar nossa terrinha.Beijos.

19.6.08  
Anonymous Anônimo disse...

Meu toda praça tem uma história. Umas são grandes e bonitas outras pequenas e podem ser feias ou bonitas, o que vale é o valor sentimental. Gostei do teu relato sobre esta praça. Moro em Sena Madureira, Acre, mas meus pais são de Itapipoca, já fui várias vezes ao Ceará, quem sabe um dia vou em Ipueiras.

22.6.08  
Anonymous Anônimo disse...

Parabéns grande autor e escritor, seu trabalho sobre a praça está só o mií, o trabalho do cangaceiro em Ipueiras foi legal.

Evandro José (Paraíba)

24.6.08  
Anonymous Anônimo disse...

Acho triste que a praça central não seja mais a mesma dos meus tempos em Ipueiras. Lembro da rádio a noite e aqui longe no norte sinto saudade, mas tudo fica na mente da gente. Acho que voltando a Ipueiras eu não mais encontrarei a terra que lembro e amo, fico então com as lembranças desta praça. Parabéns ao autor.

24.6.08  
Anonymous Anônimo disse...

Ei Becão, ainda escrevendo e bem, lembro da praça na década de 70. É naquela época a gente ainda podia brincar e correr descalço lá. Parabéns brother.


Amarildo Sanches

25.6.08  
Blogger AMELINHA disse...

Brigada Bergson! Luis Moreira de Carvalho, é meu pai.....

30.7.14  
Blogger AMELINHA disse...

Estou no Facebook como Amelia Albuquerque
Abraços!

30.7.14  
Anonymous Anônimo disse...

Cada vez que vejo é leio, me emociono sempre, época que não vivi, mas me orgulho de meu pai, LUIZ MOREIRA DE CARVALHO❤️
Amélia Maria de Albuquerque Carvalho

6.7.22  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial