Suaveolens

Este blog foi criado por um cearense apaixonado por plantas medicinais e por sua terra natal. O título Suaveolens é uma homenagem a Hyptis suaveolens uma planta medicinal e cheirosa chamada Bamburral no Ceará, e Hortelã do Mato em Brasília. Consultora Técnica: VANESSA DA SILVA MATTOS

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil

Cearense, nascido em Fortaleza, no Ceará. Criado em Ipueiras, no mesmo estado até os oito anos. Foi universitário de agronomia em Fortaleza e em Recife. Formou-se em Pernambuco, na Universidade Rural. Obteve o título de Mestre em Microbiologia dos Solos pelo Instituto de Micologia da Universidade Federal de Pernambuco. Também obteve o Mestrado e o Doutorado em Fitopatologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é pesquisador colaborador da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília.

5.5.08

LEMBRANDO DEMÓCRITO DUMMAR

Por
Bérgson Frota
.
O falar sobre alguém pressupõe antes de tudo o lembrar, o conhecer, o estudar sobre este, e tal estudo depois de formado traça cirandas e quadros. O personagem então lentamente e aos poucos vai criando forma, e falar de Demócrito Dummar é lembrar. Lembrar a figura e o grande ser humano que foi.
.
Mas quem foi Demócrito Dummar ?
.
Demócrito Dummar foi antes de tudo um sonhador, um grande visionário, alguém que diferentemente de outros, soube com persistência, humildade e força, concretizar seus sonhos e neste ato inspirar gerações de cearenses com seu exemplo.
.
Aos 17 anos entrou no O POVO, como disse uma vez, sua alma, seu coração, e por que não dizer todo o seu ser já estava entranhado nas máquinas e redação deste jornal tão familiar. Havia neste grande homem um misto de jornalista, idealista e concretizador.
.
Nunca a quietude se sobrepôs à inquietude de sua alma. Era um jovem que procurava melhorar-se como ser humano no convívio daqueles que como ele laboravam na grande família jornalística em que nasceu e cresceu.
.
Sobre o seu caráter o que dizer? Era um homem sóbrio, prático e amigo. Vindo pois de uma família tradicionalmente ligada ao jornalismo era como se percebesse que sobre si pairava uma grande responsabilidade no porvir, e esta não tardou a chegar, quando em maio de 1985 assumiu o cargo de Diretor-Presidente do Grupo de Comunicação O POVO, neto pois do seu fundador, o inesquecível Demócrito Rocha, dava então continuidade familiar a obra do avô.
.
Durante todo o período em que permaneceu a frente do jornal a empresa jornalística O POVO cresceu, e neste crescimento estava à frente sua impoluta e corajosa figura. Rádios Am, três Fms, uma editora e finalmente em 2007, uma televisão com fins educativos.
.
Quis o destino que ao completar 80 anos, O POVO estivesse sob sua presidência, e que qualificada presidência. Soube traçar metas já no passado quando assumiu o tão alto cargo, e colhia os frutos deste empenho. O jornal como poucos no Brasil, tornou-se inovador, apesar da idade, renovava-se se não dizer por décadas, não seria faltar com a verdade apontar anos, e poucos de diferença um para o outro.
.
Era como se a própria vida de Demócrito estivesse espelhada e intrinsecamente ligada ao jornal. E para não faltar, não esquecer de citar a Fundação Demócrito Rocha, que trabalha na área de educação e cultura, proporcionando benefícios cada vez maiores a estudantes, vencendo com seus cursos as barreiras do Estado, fazendo nome ainda mais distante.
.
Diz-se que uma grande árvore é melhor medida quando cai, mas este ditado é incorreto, a medida se faz em vida, pela a altura que cresce e pela amplitude de suas copas. Assim não é na morte que vemos o valor do homem, mas na vida, em tudo que fez de positivo e progressista para os seus e a sociedade em geral.
.
Tais fatos não se podem negar, pois como ironia, o próprio jornal, a imprensa em si que ele tanto amava e que dedicou quase 45 anos de sua breve vida, são provas de seus atos.
.
A sexta-feira, 25 de abril de 2008, sempre trará para todos aqueles que o conheceram, o admiravam e que através de suas inovações seja direta ou indiretamente foram beneficiados, um grande vazio. Faltou algo, àquela tarde calou-se como se o dia não quisesse findar-se, a sociedade quedou-se sentida, pois tal passamento não deixou frio nem o mais impedenirdo cearense.
.
Dr. Demócrito Dummar, este trabalho encerra uma homenagem, que se somam a outras muitas, pois sua grande figura é histórica, no entanto, o mais importante serão os frutos de suas inúmeras obras. Elas vicejarão, darão frutos e continuarão a beneficiar os milhares de leitores deste grande e histórico jornal
.
Ao grande e notável ser humano Demócrito Dummar as homenagens devidas. O Ceará ficou mais pobre.
___________________________________
(Publicado no O Povo em 03.05.2008)
Crédito da foto do jornal: sndlatina.blogspot
Crédito da foto de Dr. Dummar: (http://www.cro-ce.org.br/)
___________________________________
Bérgson Frota, escritor, contista e cronista, é formado em Direito (UNIFOR), Filosofia-Licenciatura (UECE) e Especialista em Metodologia do Ensino Médio e Fundamental (UVA), tem colaborado com os jornais O Povo e Diário do Nordeste, desenvolvendo um trabalho por ele descrito de resgate da memória cultural e produzido artigos de relevância atual.

3 Comentários:

Blogger Jean Kleber disse...

O escritor Bérgson Frota também homenageia Demócrito Dummar. Dos tradicionais colaboradores do blog, primeiro foi Marcondes Rosa a fazê-lo e agora Bérgson Frota, este num formato mais biográfico. O blog Suaveolens homenageia assim não apenas Dr. Demócrito, mas também seus prestigiados colaboradores, que são articulistas do jornal O POVO.

5.5.08  
Blogger Dalinha Catunda disse...

Bérgson Frota além de prestar sua homenagem a Demócrito Dummar nos deixa mais informados sobre a trajetória deste que por muito tempo foi presidente do grupo de comunicação O Povo.
Dalinha Catunda

5.5.08  
Anonymous Anônimo disse...

Professor, este trabalho é uma homenagem muito justa ao presidente do jornal O Povo que nos deixou, espero como diz seu texto que os frutos positivos de seus esforços possam se concretizar em breve.

6.5.08  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial