Suaveolens

Este blog foi criado por um cearense apaixonado por plantas medicinais e por sua terra natal. O título Suaveolens é uma homenagem a Hyptis suaveolens uma planta medicinal e cheirosa chamada Bamburral no Ceará, e Hortelã do Mato em Brasília. Consultora Técnica: VANESSA DA SILVA MATTOS

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil

Cearense, nascido em Fortaleza, no Ceará. Criado em Ipueiras, no mesmo estado até os oito anos. Foi universitário de agronomia em Fortaleza e em Recife. Formou-se em Pernambuco, na Universidade Rural. Obteve o título de Mestre em Microbiologia dos Solos pelo Instituto de Micologia da Universidade Federal de Pernambuco. Também obteve o Mestrado e o Doutorado em Fitopatologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é pesquisador colaborador da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília.

13.4.08

COLÉGIO SÃO JOÃO

.
Por
Bérgson Frota.
Sábado, inverno, começo de noite.
.
Parei o carro lentamente no estacionamento e quase que de forma mecânica dirigi-me ao supermercado.
.
O céu anunciava mais chuva que viria a acompanhar o sereno fino já caindo desde o meio-dia. Fortaleza estava fria, era abril.
.
Entrei rápido e logo peguei um carrinho. Não demorou encontrei um colega. Perguntou-me pela graduação e faculdade, respondi e soube também um pouco de como ia sua vida. Depois de alguns minutos de conversa, ele levantou o queixo numa direção como a apontar, olhei rápido e não pude me conter com o que vi.
.
Acima de um balcão de conveniências, precisamente na parede atrás, estava uma grande foto da entrada do Colégio São João.
.
Só então me situei. Estava no Pão de Açúcar São João, local do antigo colégio onde na década de 80, havia feito o científico.
.
Pensei no lugar que ora pisava, quase sagrado para mim. Acho que no passado estaria no que foi a secretaria, atualmente secção de frios e laticínios.
.
Olhei novamente a foto. Soube pelo amigo que havia sido posta a pedido de um ex-aluno. Vi a escada de entrada que levava à secretaria, tantas vezes subida por mim, o portão à esquerda, que barrava quem chegasse fora de hora. Foto grande em preto-e-branco, mas de boa qualidade. Como dizem os chineses uma imagem vale mil palavras e como essa frase valia para mim naquele momento. Após alguns minutos despedi-me, e com uma certa urgência fui abastecer-me. Ao sair do estacionamento senti-me tomado por uma branda nostalgia.
.
Às vezes o tempo passa tão rápido que sequer dá trégua para nos acostumarmos com as mudanças, pensei.
.
Naquela noite sonhei estar no colégio São João, era intervalo, conversávamos animadamente, enquanto o vento balançava a grande árvore que havia no centro do pátio. De repente o sinal para o início do segundo tempo tocou. Acordei de súbito com o barulho de um forte trovão.
.
Era só um sonho em uma noite chuvosa e fria. Deitei-me e procurei conciliar-me novamente com o sono, logo tudo foi apagando, e o som forte dos pingos da chuva foram ficando mais e mais distantes até finalmente tudo silenciar inclusive as lembranças que teimosa minha memória luta em preservar.
_________________________________
Artigo publicado no jornal O POVO, de Fortaleza-Ce, em 05/04/2008.
_________________________________
ACIMA: foto da antiga sede do Colégio São João, na avenida Santos Dumont, em Fortaleza-Ce. Arquivo Aba-film.
_________________________________
Bérgson Frota, escritor, contista e cronista, é formado em Direito (UNIFOR), Filosofia-Licenciatura (UECE) e Especialista em Metodologia do Ensino Médio e Fundamental (UVA), tem colaborado com os jornais O Povo e Diário do Nordeste, desenvolvendo um trabalho por ele descrito de resgate da memória cultural e produzido artigos de relevância atual.

7 Comentários:

Blogger Jean Kleber disse...

Importante depoimento de Bérgson Frota sobre um dos marcos da educação em Fortaleza, infelizmente tragado pelo tempo e pelo "progresso"!. De parabéns o escritor por mais este resgate de nossa história.

13.4.08  
Anonymous Anônimo disse...

Fico-lhe grato pela publicação deste trabalho, não o enviei pois já lhe havia mandado outros trabalhos e não saíram, achei que era por excesso de trabalhos enviados,quanto ao nome é Bérgson, foi um erro a omissão do "g", já corrigida.

13.4.08  
Blogger Dalinha Catunda disse...

Olá Bérgson,
Já tive a oportunidade de ler seu artigo no blog primeira coluna onde foi bastante comentado e reafirmo aqui que gostei muito do li.
Dalinha Catunda

13.4.08  
Anonymous Anônimo disse...

Um trabalho de grande valor e merecimento. Vale o destaque ao grande professor.

14.4.08  
Blogger Celina disse...

Que saudades do "meu" Colégio São João. Fui aluna de 1963 a 1969 e, aquele colégio era a glória!!!
Hoje moro em Salvador - Ba e gostaria muito de ter contato com antigos colegas.
As palavras do articulista me levaram ao pátio do colégio, sob o olhar enérgico de Jaguaracy e benevolente de Dr. Braveza, carinhosamente apelidado de "o Giz".

16.1.10  
Blogger Jean Kleber disse...

Celina, façamos contato. jkamattos@gmail.com. Tambem fui aluno do Colégio São João em seu período. Presentemente coordeno este blog com muita satisfação. Bérgson Frota que nos honra com sua colaboração é mais um ex-aluno ilustre que localizamos. Abraço. Jean Kleber

18.1.10  
Anonymous KELIA KUNHA disse...

PLAGIANDO ROBERTO CARLOS :

QUE SAUDADE DE VC LA ............... EU TE AMO ....... DAS INSTALAÇÕES DO BELO COLÉGIO DA GENTILEZA DO DR BRAVEZA E DA SUA FILHA MARCIA E DO GRANDE DIRETOR ARMANDO

6.9.11  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial