Suaveolens

Este blog foi criado por um cearense apaixonado por plantas medicinais e por sua terra natal. O título Suaveolens é uma homenagem a Hyptis suaveolens uma planta medicinal e cheirosa chamada Bamburral no Ceará, e Hortelã do Mato em Brasília. Consultora Técnica: VANESSA DA SILVA MATTOS

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil

Cearense, nascido em Fortaleza, no Ceará. Criado em Ipueiras, no mesmo estado até os oito anos. Foi universitário de agronomia em Fortaleza e em Recife. Formou-se em Pernambuco, na Universidade Rural. Obteve o título de Mestre em Microbiologia dos Solos pelo Instituto de Micologia da Universidade Federal de Pernambuco. Também obteve o Mestrado e o Doutorado em Fitopatologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é pesquisador colaborador da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília.

2.4.08

64 PRIMAVERAS

Por
Jean Kleber Mattos
.
Dia 30 de março próximo passado, completei 64 anos. Como sempre, não houve festa. Apenas uma torta doce com uma velinha e alguns salgados com a presença, além de nossos filhos e do genro Marcelo, de minha comadre Renata seus filhos e netos. Este ano a vela foi daquele tipo que solta faíscas, parecendo um bastão de incenso, como nos filmes americanos. Não precisa soprar, o que é mais higiênico.
.
Renata foi minha estagiária na Fundação Zoobotânica nos anos 70, quando ainda estudante de agronomia da UnB. Mais tarde fui testemunha de seu casamento civil com o então jovem Mauro, na cidade de Marília, em São Paulo. Meus pais, Mattos e Mundita, foram os padrinhos do casamento religioso. Renata formou-se e progrediu na profissão, concluiu o doutorado na Inglaterra, e foi presidente da Sociedade Brasileira de Nematologia. Pretende aposentar-se proximamente, pela Embrapa.
.
No começo eram somente ela e Mauro. Com o passar dos anos, foram vindo os filhos e agora os netos. Mas nunca falharam. Todo dia 30 de março sei que vou receber a tradicional visita.
.
Em minha casa apenas os aniversários de crianças são comemorados com festa. Via de regra no McDonalds, no Habibs ou no Boliche, onde há espaço para diversão.
.
Aos aniversários dos adultos está reservada a cozinha da casa, onde, em torno de uma mesa sopra-se uma velinha e come-se uma torta após uma oração de mãos dadas. Renata e seus descendentes já fazem parte desta família.
.
Após a torta, abri o orkut. Trinta e duas mensagens de alunos meus. Sinal dos tempos. A web encarrega-se de lembrar aos amigos que um “niver” está rolando. No passado já aconteceu de eu mesmo esquecer a data.
Grande abraço aos amigos!
______________________________
Foto: da esquerda para a direita, em pé: Renata, sua filha Gabriela, minha filha Vanessa, minha esposa Heloisa. Sentados, da esquerda para a direita, Sérgio filho da Renata, Jean Kleber e Ivoneide, esposa de Sérgio.
______________________________

5 Comentários:

Blogger Dalinha Catunda disse...

Jean Kleber,
Parabéns pela passagem de seu aniversário.Espero que incontáveis e floridas primaveras constem por muito tempo no calendário de sua vida.
Carinhosamente,
Dalinha

2.4.08  
Anonymous Anônimo disse...

Meu Caro Jean Kleber,

Cabelos esbranquiçados, juventude, porém, espraiando-se no quotidiano da vida, nos sonhos acalentados do passado ao presente, olhos, porém, sempre avante, num otimista futuro...

Esse, o perfil que, em contacto com você, contamina-nos a todos. E a esperança é que ela se perpetue por muito tempo.

São meus votos.
Marcondes

2.4.08  
Blogger Jean Kleber disse...

Marcondes e Dalinha. Vocês são dois de nossos ícones incontestáveis. Gente em quem a gente se espelha. Ser seu companheiro de jornada tem sido para mim uma experiência rica de cultura, de bons sentimentos e de boas surpresas. Obrigado por sua solidariedade.

2.4.08  
Anonymous Anônimo disse...

Jean, dia 30/3 queria ter comunicado este seu aniversário para os amigos, porém exatamente neste dia fui internada no Hosp. Sta Helena por causa de uma tosse muito seca que foi causada por um remédio do coração que tomo. Mas hoje retornei, devagar mas com vontade de por os assuntos em dia. Obrigada amigo pela sua visita por lá e que vc ainda festeja desta maneira maravilhosa e aconchegante muuuuitas primaveras. Forte abraço e até breve
Tereza Mourão

3.4.08  
Blogger Jean Kleber disse...

Valeu, Tereza. Muita saúde. Ainda teremos muitos aniversários pela frente se Deus quiser. Abração.

5.4.08  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial