Suaveolens

Este blog foi criado por um cearense apaixonado por plantas medicinais e por sua terra natal. O título Suaveolens é uma homenagem a Hyptis suaveolens uma planta medicinal e cheirosa chamada Bamburral no Ceará, e Hortelã do Mato em Brasília. Consultora Técnica: VANESSA DA SILVA MATTOS

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil

Cearense, nascido em Fortaleza, no Ceará. Criado em Ipueiras, no mesmo estado até os oito anos. Foi universitário de agronomia em Fortaleza e em Recife. Formou-se em Pernambuco, na Universidade Rural. Obteve o título de Mestre em Microbiologia dos Solos pelo Instituto de Micologia da Universidade Federal de Pernambuco. Também obteve o Mestrado e o Doutorado em Fitopatologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é pesquisador colaborador da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília.

26.12.07

UM CONTO DE FÉ

Por
Dalinha Catunda

Natal é tempo de reflexão, tempo de renovar a fé e cultivar a esperança. Celebrar a vida, o nascimento, aprender que, só existe perdão porque há pecados. Às vezes um gesto, uma palavra, valem muito mais do que presentes caros traduzidos em obrigações.

Maria foi uma nordestina que chorou muitos natais longe da família, mas nunca perdeu sua fé. É dela esse pequeno conto, que relato agora.

Não sei bem, mas acho que era Maria... Sim, era Maria!!!! No fundo era Maria.
Retirante nordestina, seca grande, muito grande... a maior de todas!!!! estiagem de sentimentos. As gotas que brotavam dos seus olhos foram muitas, mas não o suficiente para fazer brotar a compreensão naquele chão árido.

E lá se foi Maria mundo a fora. Tempos de peregrinação. Ao longo da caminhada ia perdendo cintura e na mesma proporção ganhando barriga.

Semente plantada, botão que floresce, fruto que vinga.

Um anjo vestido de branco apareceu naquela noite e velou seu sono. O anjo tinha o nome dos pais de Jesus, José Maria, acolheu a flor e o fruto, como se os quisesse proteger e confortá-los, esquecendo suas obrigações cantou para eles uma cantiga de ninar.

Maria sofrida e desencantada viu brilhar naquele momento a luz da esperança em seu coração. Mas, sabia que sua paixão apenas começava, não escaparia da coroa de espinhos.

Maria perdeu tudo, tudo que podiam lhe tirar, inclusive o fruto, ainda verde.

Contudo, Maria preservou o que ela tinha de mais sagrado, a fé. E foi essa fé em Deus que fez com que Maria não antecipasse sua passagem para o mundo negro, pois mais do que ninguém ela merece o reino da glória.
________________________________________
Foto da apresentação do menino Jesus (Teatro): www.eliezergomes.com/.../
________________________________________
Maria de Lourdes Aragão Catunda – POETISA, ESCRITORA E CORDELISTA. Nascida e criada em Ipueiras-CE, conhecida popularmente como Dalinha Catunda, vive atualmente no Rio de Janeiro. Publica nos jornais "Diário do Nordeste" e "O Povo", nas revistas "Cidade Universidade" e "Municípios" e nos blogs: Primeira Coluna, Ipueiras e Ethos-Paidéia. É co-gestora convidada do blog Suaveolens, além de ter blog próprio: http://www.cantinhodadalinha.blogspot.com/

3 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Um belo trabalho Dalinha, parabéns.

Bérgson Frota

26.12.07  
Blogger Jean Kleber disse...

A humanização do Natal e de seus santos. A secularização. É isso o que fazem os poetas e escritores. Nos fazem refletir. Parabéns Dalinha, pelo belo trabalho.

26.12.07  
Blogger Dalinha Catunda disse...

Bérgson e Jean Kleber, agradeço os cometários, já os tenho como comentarista cativo.
Feliz Ano Novo para vocês e os que acompanham o suaveolens
Dalinha Catunda

28.12.07  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial