Suaveolens

Este blog foi criado por um cearense apaixonado por plantas medicinais e por sua terra natal. O título Suaveolens é uma homenagem a Hyptis suaveolens uma planta medicinal e cheirosa chamada Bamburral no Ceará, e Hortelã do Mato em Brasília. Consultora Técnica: VANESSA DA SILVA MATTOS

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil

Cearense, nascido em Fortaleza, no Ceará. Criado em Ipueiras, no mesmo estado até os oito anos. Foi universitário de agronomia em Fortaleza e em Recife. Formou-se em Pernambuco, na Universidade Rural. Obteve o título de Mestre em Microbiologia dos Solos pelo Instituto de Micologia da Universidade Federal de Pernambuco. Também obteve o Mestrado e o Doutorado em Fitopatologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é pesquisador colaborador da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília.

28.12.07

O CASTELO DO PLÁCIDO


Por
Jean Kleber Mattos

Aos 15 anos de idade, início dos anos 60, eu tinha um grande fascínio por um castelo que havia na Avenida Santos Dumont em Fortaleza, perto do colégio onde estudava, Colégio São João.
Com máquinas fotográficas baratas e antigas, destas que o pai não mais utiliza e dá ao filho para ele “curtir”, eu e meus colegas da Congregação Mariana do Cristo Rei o fotografávamos sempre que podíamos.
Eu não sabia bem porque aquele castelo estava ali. Ele era do tipo que povoava minha mente fantasiosa cheia de histórias de príncipes e princesas, de Branca de Neve a Bela Adormecida. Nunca procurei uma explicação. Talvez preferisse fantasiar. Imaginar que ali morariam um príncipe e uma princesa.
Passados vários anos tive a curiosidade, numa de minhas idas a Fortaleza após o êxodo, de revê-lo. Informaram-me que não mais existia. Em seu lugar haviam erigido o Centro de Artesanato Luiza Távora, uma obra considerada artística, feita com troncos de carnaubeira.
O palácio pertencera a um ricaço, Plácido de Carvalho, que o erigira atendendo ao desejo de sua esposa Pierina Rossi, uma italiana que condicionara seu casamento com ele e conseqüente a vinda de mudança para o Brasil, à construção do palácio, que esteve a cargo do construtor João Sabóia Barbosa. Isso tudo por volta de 1912. Assim, casaram e viveram juntos até a morte de Plácido. 

No relato encontrado hoje no site:  ceara.pro.br/Fortaleza/index.htm há uma nota dizendo que essa história é contada de boca em boca na cidade, não havendo confirmação oficial.

No entanto, as palavras “Hotel Excelsior” colocadas na “busca” do site: travel.webshots.com/photo  nos trazem a informação de que o construtor do Hotel, de propriedade de Plácido de Carvalho, foi Natali Rossi, irmão de Pierina Rossi.


Após a morte de Plácido, a viúva Pierina casou-se com o arquiteto Emílio Hinko, um húngaro que adotou Fortaleza como sua cidade, nela tendo construído obras grandiosas, algumas das quais remanescem até hoje, como por exemplo a sede do Náutico Atlético Cearense, onde predomina o estilo barroco genovês, com marcada influência da cidade italiana de Gênova, onde o arquiteto viveu vários anos antes de migrar para o Brasil.
Também está documentado que mais tarde, nos anos 30, o castelo seria a sede do Serviço de Malária, departamento federal que equivale hoje a Sucam. Na década de 70, o castelo foi demolido para se construir no local um supermercado, o que não chegou a termo. Pouco depois, o governo estadual desapropriou a área e nela fez erigir o Centro de Artesanato Luiza Távora, que veio a ser destruído pelos cupins e mais tarde reconstruído.
_________________________________
Mensagem gravada no site :
ceara.pro.br/Fortaleza/index.htm. Fortaleza Antiga: Este site é dedicado a todos que amam Fortaleza e sua história. Aos que não a amam, naveguem no site e passem a freqüentar o primeiro grupo. Conheça as Ruas, os Cafés, Teatros, Igrejas, Logradouros, Lojas, Prédios, Castelos que Fortaleza um dia teve ...
________

Jean Kleber de Abreu Mattos, cearense, nascido em Fortaleza, viveu em Ipueiras dos dois aos oito anos de idade. Foi universitário de agronomia em Fortaleza e em Recife. Formou-se em Pernambuco. Atualmente doutor em fitopatologia, é professor da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília.

4 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Excelente resgate, de fato o palácio lembro ter visto em foto uma vez no jornal, restam agora quatro bonitos e bem conservados casarões na mesma praça, embora fechados não estão abandonados. São como fragamentos de memória como este que se pode resgatar o que já infelizmente o passado
levou.

Bérgson Frota

29.12.07  
Blogger Jean Kleber disse...

Caro Bérgson,eu tinha uma dívida com este castelo que para mim era misterioso.Seu complemento de pesquisador, mencionando os casarões, é oportuníssimo. Penso em dedicar algum tempo a estudar a Fortaleza antiga. Muita coisa ainda resta como testemunha do passado. Obrigado.

29.12.07  
Anonymous Anônimo disse...

A história de um povo, contada através de seu espaço geográfico, não pode ser esquecido ou abandonado, muito oportuna sua crônica professor, parabéns! Abraços.

8.1.08  
Blogger Luis Morales disse...

Prezado Jean,

Foi com grande prazer que passeei por suas palavras,brinquei neste Castelo quando criança, tinha ares de ' Mal assombrado'...rsrs...agradeço a emoção que me fez sentir, essa, junta com a eterna curiosidade que sempre habitou em mim ... é como perder um ente querido...sinto falta daquela imagem ...obrigado

20.6.10  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial