Suaveolens

Este blog foi criado por um cearense apaixonado por plantas medicinais e por sua terra natal. O título Suaveolens é uma homenagem a Hyptis suaveolens uma planta medicinal e cheirosa chamada Bamburral no Ceará, e Hortelã do Mato em Brasília. Consultora Técnica: VANESSA DA SILVA MATTOS

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil

Cearense, nascido em Fortaleza, no Ceará. Criado em Ipueiras, no mesmo estado até os oito anos. Foi universitário de agronomia em Fortaleza e em Recife. Formou-se em Pernambuco, na Universidade Rural. Obteve o título de Mestre em Microbiologia dos Solos pelo Instituto de Micologia da Universidade Federal de Pernambuco. Também obteve o Mestrado e o Doutorado em Fitopatologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é pesquisador colaborador da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília.

29.12.07

FÉ E RAZÃO EM ABRAÇO











Por
Marcondes Rosa
.
Natal! Machado, o de Assis, me cai, com saudades da "velha noite amiga, noite cristã, berço do Nazareno" (Séc. XIX), a lembrar, desde São Francisco , o de Assis (1223), os hoje raros presépios. Em nossa volta, o marketing a espraiar sede nos lucros, e a distorcer ceias, Papai Noel, presentes, canções natalinas... E a nos ficar, a chave-de-ouro do famoso Soneto de Natal: "Mudaria o natal ou mudei eu?"

Nesse quadro, uma luz: a de Bento XVI, a pautar aos cristãos, vida futura a não se perder no vazio e no chão. Salva-nos a esperança, a nos dar sentido à vida cá na terra e à ressurrecta após. Míopes, se não aliadas à fé e a caridade, em nossa política, os esforços em prol da tríade "liberdade, igualdade e fraternidade". Também, ideais como o marxista, se restritos à pura "ordem e distribuição econômica". E até a ciência, se, solitária e cega, não se pautar por esse horizonte.

Só a cáritas - o amor a irmanar-nos como obra e filhos de Deus - poderá redimir-nos. Possível, a "amizade entre a inteligência e a fé" a nos trazer "maturidade científica e espiritual" (diz o papa a universitários).

Voltar àquela "noite cristã, berço do Nazareno" impõe-nos repensar-nos a jornada na terra: fé, esperança e caridade, mãos dadas a nos rever passado, presente e futuro. Assim, as hoje múltiplas inteligências. A da fé (a transcendente), no consórcio com as várias outras, a nos repensar ética e vida política, na construção de nosso amanhã.

E, urgente, a de nossa educação (escolar e social), hoje, nesta terra de Santa Cruz, vista entre as piores do mundo, para que forme mulheres e homens na integrada feição de profissional (o construtor), cidadão (o ente social e político) e pessoa (em sua dimensão transcendente maior).Tudo sob o olhar "assim na terra como no céu".

São meus votos. Que assim seja!
__________________________
Foto do astronauta:
_______________________________
Marcondes Rosa de Sousa, advogado, é professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade Estadual do Ceará (UECe). É uma das maiores autoridades em educação do Brasil. Ex-presidente do Conselho de Educação do Ceará e do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação, é Colunista do jornal " O Povo ", onde mantém seus artigos quinzenais.

4 Comentários:

Blogger Jean Kleber disse...

Esta mensagem foi elogiada por vários de nossos pares quando publicada na nossa mídia. Ele é uma crônica de Natal engajada, comprometida com o Brasil. Compacta, como o exigiria o formato de um periódico. Dá, contudo o recado. Parabéns, Marcondes!

29.12.07  
Anonymous Anônimo disse...

Jean Kleber,
De alguma forma, sabe você, nossos papos, seus e de sua esposa, estão, lá na raiz desse proposto abraço, colhido nos estudos e intuição de Bento XVI, hoje advogado até por ... ateus.
Abraço,
Marcondes Rosa

29.12.07  
Anonymous Anônimo disse...

Amigo Marcondes, que assim seja: " na Terra como no Céu". E certamente entre a Terra e o Céu, muitos mistérios, talvez muitas moradas, mas sem dúvida, a comunicação é direta, haja viata à energia do Sol que incide sobre nós, assim como das demais estrelas que por distarem tanto, não conseguimos sentir-lhes o calor mas não deixamos de receber a sua luz.

29.12.07  
Anonymous Anônimo disse...

Heloísa,

Jean Kleber, sensivel, compartilha com você seu feeling das herdeiras da serpente e de Eva e o transcendente e do ecológico.

De minha parte, sou aprendi.

Marconde Rosa

29.12.07  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial