Suaveolens

Este blog foi criado por um cearense apaixonado por plantas medicinais e por sua terra natal. O título Suaveolens é uma homenagem a Hyptis suaveolens uma planta medicinal e cheirosa chamada Bamburral no Ceará, e Hortelã do Mato em Brasília. Consultora Técnica: VANESSA DA SILVA MATTOS

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil

Cearense, nascido em Fortaleza, no Ceará. Criado em Ipueiras, no mesmo estado até os oito anos. Foi universitário de agronomia em Fortaleza e em Recife. Formou-se em Pernambuco, na Universidade Rural. Obteve o título de Mestre em Microbiologia dos Solos pelo Instituto de Micologia da Universidade Federal de Pernambuco. Também obteve o Mestrado e o Doutorado em Fitopatologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é pesquisador colaborador da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília.

3.12.07

ERA UMA VEZ UMA TIMBAUBEIRA

Por
Dalinha Aragão Catunda

Hoje quem sai de Ipueiras e pega a estrada da Floresta rumo aos lugarejos: Chico Pereira e Arroz, não encontra mais a exuberante timbaubeira que encantava os olhos daqueles que por ali passavam.

Bem na encruzilhada, exibindo seu viço, seu verde e seu imenso tronco, o pé de timbaúba viveu por mais de trinta anos até que a fome de um machado inclemente a transformasse em reles troncos jogados ao chão.

Quantas vezes no alpendre da casa grande, que ficava ao lado, deitada numa rede, presenciei o espetáculo divino da lua nascendo por detrás de suas folhagens.Quantas vezes o canto dos pássaros que ali pousavam fazendo seus ninhos, encantaram-me os ouvidos e quantas vezes vi montarias amarradas ao seu tronco, daqueles que por ali passavam para um cafezinho ou um copo d'água.

Só que essa timbaubeira, não nasceu do nada. Não eclodiu, não brotou sozinha. Não. Essa timbaubeira foi uma mudinha, plantada por um menino chamado Vilmar, num chão duro, seco, terra de barro vermelho onde a difícil brotação é uma verdade.

Esse mesmo menino, muito jovem mudou-se para Brasília. Entre trancos e barrancos, na dureza de um chão vermelho, também plantou sua vida. E, apesar dos golpes do destino, consegui colher frutos maravilhosos que hoje dão sabor e sentido a sua existência.

Cada vez que ele voltava a sua terra sentia orgulho de sua façanha. Aquela árvore ali plantada, era a prova viva da resistência do nordestino, que sobrevive a calamidade das secas e consegue fazer ninhos em outras paragens sem esquecer suas raízes. Ali, ele, estava plantado, ali, ele escrevera sua história, que hoje contará picotada a seus filhos.

No último janeiro Vilmar viu sua árvore alegre e fagueira brincando ao vento, outros janeiros certamente virão, mas o pé de Timbaúba, marco em sua vida, virá apenas na lembrança.

________________________________________
Foto do Vilmar, residente em Brasília: acervo do blog Suaveolens
________________________________________
NOTA DO BLOG: depois de um acidente com um raio que nos queimou o computador, estamos reiniciando as operações com esta bela crônica de Dalinha Catunda._________________________________________
Maria de Lourdes Aragão Catunda – POETISA, ESCRITORA E CORDELISTA. Nascida e criada em Ipueiras-CE, conhecida popularmente como Dalinha Catunda, vive atualmente no Rio de Janeiro. Publica nos jornais "Diário do Nordeste" e "O Povo", nas revistas "Cidade Universidade" e "Municípios" e nos blogs: Primeira Coluna, Ipueiras e Ethos-Paidéia. É co-gestora convidada do blog Suaveolens, além de ter blog próprio:

4 Comentários:

Blogger Jean Kleber disse...

Re-inaugurando em grande estilo, o Suaveolens tem a satisfação de postar uma crônica ecologicamente correta de Dalinha Catunda, envolvendo um grande amigo nosso, morador de Brasília, Wilmar (do seu Zeca Frosino).

3.12.07  
Anonymous Anônimo disse...

Dalinha, que bela crônica minha amiga e ela ser postada aqui no suaveleons tem tudo a ver. E o incrível de tudo isto é que o personagem principal desta história
hoje é amigo do casal Heloisa e Jean Kleber além de ser filho de seu Zeca Frozino que todo ano em ips organiza em seu aniversário o melhor forró das ipueiras. Quem sabe, algum dia eu consiga participar e ver o local onde existia esta bela Timbaubeira.
Abços e ate breve

3.12.07  
Anonymous Anônimo disse...

AMIGA,mais uma vez vc arrebentouuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu
me veio lágrimas pois passei mto por ali de bicicleta indo pra escola...
Só vc mesma pra escrever algo tão comovente do meu querido amigo VILMAR pessinha maravilhosa que tem um lugar especial no meu coração..
PARABÉNS...PARABÉNS...
Um super bjo..

4.12.07  
Anonymous Anônimo disse...

Amiga ñ é pessinha..rs..é pessoinha
maravilhosa,guerreiro....

4.12.07  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial