Suaveolens

Este blog foi criado por um cearense apaixonado por plantas medicinais e por sua terra natal. O título Suaveolens é uma homenagem a Hyptis suaveolens uma planta medicinal e cheirosa chamada Bamburral no Ceará, e Hortelã do Mato em Brasília. Consultora Técnica: VANESSA DA SILVA MATTOS

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil

Cearense, nascido em Fortaleza, no Ceará. Criado em Ipueiras, no mesmo estado até os oito anos. Foi universitário de agronomia em Fortaleza e em Recife. Formou-se em Pernambuco, na Universidade Rural. Obteve o título de Mestre em Microbiologia dos Solos pelo Instituto de Micologia da Universidade Federal de Pernambuco. Também obteve o Mestrado e o Doutorado em Fitopatologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é pesquisador colaborador da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília.

24.12.07

ASSIM ERA IPUEIRAS NAS NOITES DE NATAL

Por
Bérgson Frota
.
A praça central era a mais iluminada.
Muitas luzes amarelas em espaços próximos faziam dela uma verdadeira fonte de luz que se destacava na cidade inteira.
Era para lá principalmente que corria toda a garotada, fascinados pela luminosidade e alegria contagiante que só o natal nos fazia sentir.
As casas eram enfeitadas com adornos brilhantes e pisca-piscas, e poucas deixavam de ter uma árvore de natal recheada de bolas de vidro coloridas postas quase sempre à vista de quem por fora olhasse com fácil curiosidade.
Logo que a noite mais se adiantava, casais maduros e jovens passavam em direção à igreja matriz. Caminhavam numa harmonia respeitosa e lenta para esperar na nave do templo ou no amplo patamar em frente, o início da missa do galo.

Como criança olhava aquele ritual religioso mais como uma extensão da festa sem pensar ainda na profunda importância daquela celebração.
A noite corria e as luzes que brilhavam iam aos poucos se apagando, a constelação que para mim parecia pregada naquela cidade cercada de morros, misteriosamente sumia e o sono me tomava. Pela manhã os presentes.
E o fascínio em procurar e abri-los, fazendo de conta que o bom velhinho e não meus pais, era quem os trouxera.
E foi nessa alegria que os natais naquela pequena cidade me marcaram.
O tempo passou, mas a magia daquelas noites em Ipueiras ficaram gravadas.
E sempre quando chega o natal, eu já adulto e já distante, caminho nas lembranças daquelas ruas, que minha memória trabalha e as reconstrói, onde o tempo parecia eterno e nunca passava, onde a cidade plena de alegria plasmava uma atmosfera de paz e luz que emanava fantasia.
Assim eram as noites iluminadas de natal em Ipueiras, assim foram às noites iluminadas de natal em Ipueiras, e lá estava eu, longe do tempo onde sobre elas um dia haveria de escrever.
__________________________________
Foto noturna de Ipueiras: acervo do autor.
__________________________________
Bérgson Frota, formado em Filosofia/Licenciatura pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e em Direito pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), é um prestigiado cronista ipueirense e pesquisador da história e da geografia do Ceará, especialmente da cidade de Ipueiras. É professor visitante da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e professor de Grego Clássico no Seminário da Prainha - Fortaleza.

5 Comentários:

Blogger Jean Kleber disse...

Este é o primeiro Natal do blog Suaveolens. Realmente uma experiência muito rica. Tantas crônicas e contos. Esta, de Bérgson Frota, especial, focando o Natal na Ipueiras de sua infância. Aproveitem. Parabéns.

24.12.07  
Anonymous Anônimo disse...

Ao sr. Jean Kleber e família, a sra. Tereza do Tim e família um feliz natal e próspero ano novo, concretização dos sonhos e bençãos para todos. Fica como presente para todos deste grande blog uma crônica que festeja a sublimidade desta data em Ipueiras nos anos 70.

Bérgson Frota

24.12.07  
Blogger Dalinha Catunda disse...

Bérgsn, obrigada pelo presete. Feliz Natal para Você e tudo de bom.
A Jean Kleber, Heloisa, Vanessa Ivan, Tereza Mourão, um super Natal cheio de Paz e muita luz.
Um abraço,
Dalinha

24.12.07  
Anonymous Anônimo disse...

Alo Bergson,
tambem carrego pelo mundo afora comigo a lembranca dos meus Natais vividos em Ipueiras: as cortinas que minha mae pendurava nas portas - e eram muitas - nas datas festivas.No Natal as cortinas eram especiais, mas smepre as mesmas que ficavam o ano todo esperando este dia de festa.
Uma boa entrada 2008 para todos meus contarraneos,
Darci ( do seu Camaral)

30.12.07  
Anonymous Anônimo disse...

Amigo, como sempre um excelente trabalho, atrasado são meus votos de Feliz Natal, que tenha sido para você e os seus e que neste Ano Novo tudo saia melhor e finalmente faço votos para em breve ter em mãos o livro que me falou publicar. Abraços do Pedro.

3.1.08  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial