Suaveolens

Este blog foi criado por um cearense apaixonado por plantas medicinais e por sua terra natal. O título Suaveolens é uma homenagem a Hyptis suaveolens uma planta medicinal e cheirosa chamada Bamburral no Ceará, e Hortelã do Mato em Brasília. Consultora Técnica: VANESSA DA SILVA MATTOS

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil

Cearense, nascido em Fortaleza, no Ceará. Criado em Ipueiras, no mesmo estado até os oito anos. Foi universitário de agronomia em Fortaleza e em Recife. Formou-se em Pernambuco, na Universidade Rural. Obteve o título de Mestre em Microbiologia dos Solos pelo Instituto de Micologia da Universidade Federal de Pernambuco. Também obteve o Mestrado e o Doutorado em Fitopatologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é pesquisador colaborador da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília.

18.11.07

RONDON, PACTO DE AGORA

Por
Marcondes Rosa de Sousa

Anos '60! Nascia-nos o Projeto Rondon , programa governamental, de forte ardor nacionalista, sob o signo do "integrar para não entregar". Vivíamos a mítica dos "dois brasis" e os surtos "confederação do Equador". Os "jardins de Academo", insulados em poços medievais, sobre o manco tripé ensino, pesquisa e extensão. Aí, a academia fragmentada em departamentos, ensaia passos rumo ao "pensamento complexo", as áreas se dando as mãos, o popular e o acadêmico, em diálogo.. E, por ironia, a diversidade faz-se unidade e riqueza nacionais..

Por duas vezes na UFC, pró-reitor de extensão, vi estudantes e professores, no Projeto Xapuri, no Acre, com Chico Mendes e pelos rincões, a lidar com tal riqueza. E disso dei já, em artigo, testemunho em defesa de tal nacionalismo em "PT Matuto", a descobrir o potencial de nossa diversidade a moldar a multiculturalidade e a unidade de nossa nação...

Hoje, o Rondon torna-se "organização não-governamental", pacto social, em nossa foedus (aliança), a nos alicerçar a federação. Justo quando o social e o humano são a base do capital. E as indústrias, para além das chaminés, têm o conhecimento como sua base. Tempos em que a educação (a superior em maior dose) é "indústria".

Disso, temos consciência. No País e, no Ceará, onde o sol libertário sempre nasce mais cedo. Entre nós, os que, em voluntária assessoria ao ex-reitor e deputado José Teodoro Soares , ansiamos por esta visão historicamente conquistada de descoberta da diversidade e do multicultural como riqueza maior nossa; da responsabilidade fiscal, prenúncio de momento maduro possível de uma "responsabilidade social", pactuada sob o formato de lei, como a fiscal. Isso, em termos de agora e futuros de toda a educação (a superior sobretudo) a se responsabilizar pelo capital humano.
.
É nossa forte esperança!
___________________________________________
Publicado no jornal O Povo em Fortaleza, a 12-11-2007.
___________________________________________
Foto do Projeto Rondon:
jararaca.ufsm.br/websites/prex/img/178046ea88... ___________________________________________
Marcondes Rosa de Sousa, advogado, é professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade Estadual do Ceará (UECe). É uma das maiores autoridades em educação do Brasil. Ex-presidente do Conselho de Educação do Ceará e do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação, é Colunista do jornal " O Povo ", onde mantém seus artigos quinzenais.

1 Comentários:

Blogger Jean Kleber disse...

Em boa hora volta o Projeto Rondon. Experiência impactante para jovens universitários ao tomar contato com o Brasil real. Parabéns Marcondes pela abordagem. O Projeto de hoje tem peculiaridades desafiadoras.

18.11.07  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial