Suaveolens

Este blog foi criado por um cearense apaixonado por plantas medicinais e por sua terra natal. O título Suaveolens é uma homenagem a Hyptis suaveolens uma planta medicinal e cheirosa chamada Bamburral no Ceará, e Hortelã do Mato em Brasília. Consultora Técnica: VANESSA DA SILVA MATTOS

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil

Cearense, nascido em Fortaleza, no Ceará. Criado em Ipueiras, no mesmo estado até os oito anos. Foi universitário de agronomia em Fortaleza e em Recife. Formou-se em Pernambuco, na Universidade Rural. Obteve o título de Mestre em Microbiologia dos Solos pelo Instituto de Micologia da Universidade Federal de Pernambuco. Também obteve o Mestrado e o Doutorado em Fitopatologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é pesquisador colaborador da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília.

15.11.07

COMEMORANDO NOVENTA E CINCO PRIMAVERAS.


Por
Jean Kleber Mattos

Meados dos anos 40. Precisamente 1946. Seu Mattos (Sebastião Mattos Sobrinho), retorna com a idade de 33 anos a Ipueiras onde vivera a infância e adolescência, após período de estudos em Fortaleza onde se formara em contabilidade na Academia de Comércio Padre Champagnat.
.
Recém retornado com a esposa e a sogra, também professoras, mais um filho de dois anos, alugou uma espaçosa casa na Praça da Matriz e começou a aceitar alunos para o ensino fundamental, à época denominado Curso Primário.
.
Estava fundado em sua primeira sede, o Educandário Nossa Senhora da Conceição que durante os oito anos seguintes prepararia dezenas de jovens ipueirenses para a admissão ao ginásio. A segunda sede foi na Praça Getúlio Vargas, no casarão da esquina voltada para o Morro do Cristo. Foi nesta sede que a escola viveu seus "momentos de glória".
.
Muitos daqueles meninos e meninas são hoje destacados juristas, empresários, professores, políticos, administradores e cientistas, mantendo em comum um sentimento de gratidão, quase nostálgico, por tudo o que aprenderam naquele período.
.
Onze de novembro de 2007. Reunidos no restaurante Sirigatto, no bairro Cidade dos Funcionários em Fortaleza, um grupo de familiares, amigos e ex-alunos do professor Mattos, a maioria originário da região de Ipueiras, comemorou os noventa e cinco anos do mestre.
.
Presentes no evento: Jean Kleber, o filho, Francisca Matos, a irmã, os Rosa de Sousa professores Marcondes e Solange, ex-alunos, a jurista Socorro Matos, prima e ex-aluna, o compositor Carlito Matos afilhado de crisma, a professora Salete Matos, sobrinha, o empresário Tadeu Fontenele, amigo recente, a jornalista Carla Matos, filha de Carlito Matos acompanhada do noivo, Fátima Abreu, sobrinha, acompanhada do esposo e mais os sobrinhos Emanuel, Maria, Waldiney, Waldirene e o pequeno Pedro Lucas, na primeira infância, sobrinho da novíssima geração.
.
Para mim este foi um momento mágico, difícil de descrever.
.
Quero apenas agradecer de coração aos que lá estiveram, prestigiando com suas queridas presenças a significativa data.Valeu!
_________________________________
Foto dos "Históricos" em Ipueiras nos anos 30, século XX: Em pé, da esquerda para direita: José Castelo, José Bento Filho (Zeca Bento), Piragibe Catunda, Raimundo Catunda e Plínio Moreira. Sentados, da esquerda para direita: Professor Matos, Mileto Catunda Fontenele, Edmundo Bezerra de Medeiros e Irapuan Catunda (Acervo da prefeitura de Ipueiras).

Demais fotos: acervo do blog Suaveolens.

Seu Mattos em 2007, em sua biblioteca de 2000 títulos.

Almoço dos 95 anos: Ao centro, ao lado da prima jurista e ex-aluna, Socorro Matos.

Almoço dos 95 anos: professores Marcondes Rosa e Solange Rosa, ex-alunos.

Almoço dos 95 anos: A esquerda, novo amigo, o empresário Tadeu Fontenele, e à direita, em pé, o afilhado de crisma, engenheiro de pesca e compositor, Carlito Matos.

Almoço dos 95 anos: A sobrinha professora e guardiã Salete Matos, ao centro, ao lado da mãe D. Francisca Matos (de óculos escuros), da irmã Maria, à esquerda, e do filho universitário e atleta de voleibol Emanuel, à direita (de boné).
________________________________
Jean Kleber de Abreu Mattos, cearense, nascido em Fortaleza, viveu em Ipueiras dos dois aos oito anos de idade. Foi universitário de agronomia em Fortaleza e em Recife. Formou-se em Pernambuco. Atualmente doutor em fitopatologia, é professor da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília.

3 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Jean, que bela e merecida homenagem prestada a seu pai Seu Mattos, que tive o imenso prazer de conhecer juntamente com vc na casa de minha prima Silvia Mourão.
Ele é merecedor desta linda homenagem e vc é uma pessoa privilegiada, por ser filho de quem é e também por poder ter tido a oportunidade ainda nesta vida de festejar os 95 anos de seu pai. Transmita a Seu Mattos um forte abraço com uma braçada de flores (pois os homens de bem também recebem flores) e votos de muitas felicidades e saúde, ao lado dos que o amam.
Abraços da
Teresinha, a do Seu Tim Mourão

15.11.07  
Anonymous Anônimo disse...

Jean Kleber,
Realmente comemorar 95 anos é um momento mágico, sabendo-se que não é qualquer um que consegue essa façanha.
Seu Nenem Matos, esse mágico maior, faz jus ao seleto grupo que se reune para essa grande comemoração que só aos predestinados é concedida.
Parabéns a seu Matos,que será sempre um Nenem.

20.11.07  
Blogger Neide disse...

Dalinha, Amei ver meu amigo na NET, chique ele!!!!! vc tb.... arrasou no poema. Quando eu crescer quero ser igual a vocês.....
muitos beijos e parabéns garota!!!!!!

11.12.07  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial