Suaveolens

Este blog foi criado por um cearense apaixonado por plantas medicinais e por sua terra natal. O título Suaveolens é uma homenagem a Hyptis suaveolens uma planta medicinal e cheirosa chamada Bamburral no Ceará, e Hortelã do Mato em Brasília. Consultora Técnica: VANESSA DA SILVA MATTOS

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil

Cearense, nascido em Fortaleza, no Ceará. Criado em Ipueiras, no mesmo estado até os oito anos. Foi universitário de agronomia em Fortaleza e em Recife. Formou-se em Pernambuco, na Universidade Rural. Obteve o título de Mestre em Microbiologia dos Solos pelo Instituto de Micologia da Universidade Federal de Pernambuco. Também obteve o Mestrado e o Doutorado em Fitopatologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é pesquisador colaborador da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília.

12.10.07

SER CRIANÇA

Por
Bérgson Frota

Amanhece, um dia de sol e céu claro, cheio de nuvens correndo com o vento que sopra forte.

O menino levanta-se, toma rápido um banho e depois de um reforçado café, vai correndo despreocupado viver o dia.

Na mente a alegria das brincadeiras, o companheirismo dos amigos, todos da sua idade, uns magros outros gordos, morenos, brancos e negros. Despreocupado junto aos seus, todos de olhos grandes e risos fáceis, sonhadores a espantar-se de tudo.

Em casa, os brinquedos o esperam quando ele se cansar da rua, seja cedo ou tarde, silenciosos não hão de reclamar a demora, e sempre estão à disposição daquele pequeno ser, agora postos arrumados na estante, depois então espalhados pelo quarto.

O menino tem uma bola e também cão, em geral maior que ele, mas ele é o “mestre”. O cão é amigo, mascote e um grande protetor.

Na hora de estudar, faz seus deveres concentrado, e se aparece um pássaro na janela cantando, ou se o papagaio grita nomes na cozinha, ele ri, e desconcentrado procura com esforço voltar aos deveres.

O dia demora, e ele sai logo depois.

Junta-se novamente à turma, mas na hora do desenho está sem falta diante da televisão, concentrado acompanhando os episódios de seus heróis.

A alma crescente da criança continua em gestação naquele pequeno corpo que não pára de ter medidas novas. Que sem parar vai crescendo nas alegrias e sonhos, nas fantasias, estas que finalmente um dia passarão.

Com os sonhos a concretizar, o menino vai crescer, tornar-se maduro e responsável. E as alegrias, brincadeiras e fantasias de hoje, lhe farão lembrar e entender um dia a infância, o sagrado e verdadeiro valor de ser criança.
_____________________________________________
( Publicado no jornal O Povo, em Fortaleza-Ce, em 07.10.2007)
_____________________________________________
_________________________________________
ESTA É UMA HOMENAGEM AO DIA DA CRIANÇA!
_____________________________________________
Bérgson Frota, formado em Filosofia/Licenciatura pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e em Direito pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), é um prestigiado cronista ipueirense e pesquisador da história e da geografia do Ceará, especialmente da cidade de Ipueiras. É professor visitante da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e professor de Grego Clássico no Seminário da Prainha - Fortaleza.

9 Comentários:

Blogger Jean Kleber disse...

Sempre atencioso, o escritor e pesquisador Bérgson Frota homenageia hoje a criança. Esta que está dentro de nós e que sempre estará presente. Como disse Frei Beto hoje no Correio Braziliense convidando os adultos a perderem a sisudez,e usar de "meter os pés na lama das alvíssaras, deixar que a enxurrada do imprevisto ensope roupas e pele, ressuscitando o sublime momento da infância". Parabéns, Bérgson e obrigado.

12.10.07  
Anonymous Anônimo disse...

Caraca véi, trabalho massa, pequeno sim, mas não faltamdo nada. E viva o Dia das Criaças, afinal todos um dia foram uma.

12.10.07  
Anonymous Anônimo disse...

Bela crônica sobre o dia das crianças. É pena que hoje ainda muitos adultos tenham se esquecido das maravilhas que é ser criança e tratem tão mal este pequeno ser que pede esmola nos sinais de trânsito ou sofre abusos, e no pior dos casos é jogado em rios, esgotos ou latas de lixo pelas próprias genitoras,lhes roubando o direito sagrado e legítimo à vida.

12.10.07  
Anonymous Anônimo disse...

Concordo com Luciane Lisboa, achei este trabalho muito bem feito, tendo uma bela conclusão. Mas na realidade quanto abandono e despreparo das nossas autoridades para com as crianças. Meu Deus como é duro ser criança no Brasil.

12.10.07  
Anonymous Anônimo disse...

Aí brother, de madrugada aqui em Cuiabá, tô lendo o teu trabalho. Nota dez véio, tá fazendo agora crônica né. Vou ver se em dezembro passo o Natal e a passagem de ano em Ipueiras.Vamo tomar uma gelada lá no Gaúcho, mas marca e vai. Parabéns.

13.10.07  
Anonymous Anônimo disse...

Professor gostaria de saber se já publicou alguma coisa sobre as mães, o trabalho está lindo, tem a sua mão como sempre enriqueçendo o que narra. Faça também um trabalho sobre o dia das mães quando chegar o tempo, tenho certeza que fará lindo. Beijos e sucesso.

13.10.07  
Anonymous Anônimo disse...

Valeu professor, o artigo está ampliada e afixado aqui na minha sala. A criança merece mais atenção e nós devemos valorizar o tempo que temos para deixá-la usufruir a época feliz da infância.

18.10.07  
Anonymous Anônimo disse...

Belo trabalho,só faltou ser maior.

18.10.07  
Anonymous Anônimo disse...

Bérgson Frota Navega por todos os assuntos com segurança de quem sabe muito bem conduzir um barco independente do tempo.
Parabéns pela criança que existe dentro de você.
Dalinha Catunda

13.11.07  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial