Suaveolens

Este blog foi criado por um cearense apaixonado por plantas medicinais e por sua terra natal. O título Suaveolens é uma homenagem a Hyptis suaveolens uma planta medicinal e cheirosa chamada Bamburral no Ceará, e Hortelã do Mato em Brasília. Consultora Técnica: VANESSA DA SILVA MATTOS

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil

Cearense, nascido em Fortaleza, no Ceará. Criado em Ipueiras, no mesmo estado até os oito anos. Foi universitário de agronomia em Fortaleza e em Recife. Formou-se em Pernambuco, na Universidade Rural. Obteve o título de Mestre em Microbiologia dos Solos pelo Instituto de Micologia da Universidade Federal de Pernambuco. Também obteve o Mestrado e o Doutorado em Fitopatologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é pesquisador colaborador da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília.

7.9.07

MÚSICA E POESIA

PRESENÇAS

Por Carlito Matos

Eu quero ver um pôr-do-sol diferente.
Daqueles que acalmam a alma e acendem a mente.
Daqueles que deixam no céu desafio pra lua:
que venha com suas estrelas encantar a rua!

Meus olhos navegam, serenos. Gaivota me leva
em asas que medem a vontade que o sonho conserva.

Suspiro profundo.
Ai, meu Deus! Mas que coisa bonita!
O doce das vozes que traz esta paz infinita.

Você bem que podia parar pra sentir mais de perto
pequenas presenças que brilham ao olho desperto.
Atalhos que levam ligeiro a qualquer lugar
atrasam as respostas que nascem do bem-demorar.

Suspiro profundo.
Ai, meu Deus! Alguém vai me entender?
Os segredos da vida descobre aquele que vê.

ANDANDO E VIVENDO

Por Carlito Matos

O menino que cresceu e eu nem percebi
no espelho, estampado, como envelheci.
Mas, o coração é leve, é pluma no ar
enfrentando os perigos desse verbo AMAR.

Continuo a correr no meu cavalo-de-pau.
Ora salvando a mocinha, ora perdendo pro mal.
Me enganando com o instante de rasgar meu manto,
pois não há momento certo para quem caminha tanto.

A outra face ao tapa. Sai ali e escapa da mesmice do sempre.

Minha vontade é tão viva, me leva e me traz.
Me acena vôo mais longe.
Me dá um tempo a mais
para não aceitar a vida do jeito que fulano diz.

Olha, pelas minhas contas, ainda nem fui feliz.
__________________________________
Foto de fada: www.ceticismoaberto.com/referencias/fadas.htm
__________________________________
Nota do blog: estamos preparando matéria sobre Carlito Matos. Por enquanto vai este aperitivo para o leitor sentir a força do poeta. São duas letras de músicas de Carlito, de maior sucesso em Fortaleza e também no Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. Aguardem portanto uma biografia informal para as próximas postagens.
__________________________________________________
Carlos Maria Moreira da Costa Matos, ipueirense, filho do poeta ipueirense José Costa Matos e da ipueirense Alderi Moreira. Formou-se Engenheiro de Pesca no primeiro semestre de 1976, na Universidade Federal do Ceará, foi pesquisador da SUDEPE em Brasília e superintendente do IBAMA no Ceará na virada do milênio. Dedica-se hoje também à música e à poesia. Para o crítico Paulo Eduardo Mendes, Juiz de Direito e jornalista, “Carlito Matos é um vitorioso no campo das escalas musicais. Músico de escol patrulhando temas de vocalização capaz de honrar sua gleba.”

4 Comentários:

Blogger Jean Kleber disse...

Estas duas letras de Carlito Matos mostram a força deste poeta cearense, nascido em Ipueiras. Filho do grade poeta e escritor José Costa Matos, mostra que a genética é uma realidade. Carlito é meu primo, muito querido por todos de casa por seu espirito de bondade, carinho com os amigos e ainda por suas belíssimas músicas que não cansamos de ouvir.

8.9.07  
Anonymous Anônimo disse...

Carlito Matos demonstra nestas duas belas músicas grande potencial criativo, confesso já tê-las ouvido "an passant", mas jamais me ocorreu ser dele, ser sua voz. É interessante as coisas que se descobrem aqui. Parabéns ao músico e aos que dirigem o blog pela maneira eclética, democrática e responsável em abordar de forma sensível matérias como esta.

Bérgson Frota

8.9.07  
Anonymous Anônimo disse...

Jean Kleber,
Realmente concordo com você. você apenas nos satisfaz com um pequeno aperitivo, porque os cds de Carlito Matos, diferente de muitos que ouvimos, não tem apenas duas musicas para chamar venda.As letras bem trabalhadas de uma poesia sem nome, ganham alma ao se unirem a musica. E, ele se entrega de tal maneira a interpretação que por mais exigente que o ouvinte seja, tem de bater palmas para esse talento que certamente será conhecido e reconhecido pelas pessoas de faro afiado.
Tem mais, Pense!!!! nos forrós de qualidade do Home.
Carlito, você matou a pau.

9.9.07  
Anonymous Anônimo disse...

Carlito, sua composição "Presenças" tem sido uma inspiradora matinal. Quase sempre acordo cantarolando-a antes de começar o dia. Parabéns.
Um abraço.
Heloisa Helena A. S. Mattos

23.9.07  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial