Suaveolens

Este blog foi criado por um cearense apaixonado por plantas medicinais e por sua terra natal. O título Suaveolens é uma homenagem a Hyptis suaveolens uma planta medicinal e cheirosa chamada Bamburral no Ceará, e Hortelã do Mato em Brasília. Consultora Técnica: VANESSA DA SILVA MATTOS

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil

Cearense, nascido em Fortaleza, no Ceará. Criado em Ipueiras, no mesmo estado até os oito anos. Foi universitário de agronomia em Fortaleza e em Recife. Formou-se em Pernambuco, na Universidade Rural. Obteve o título de Mestre em Microbiologia dos Solos pelo Instituto de Micologia da Universidade Federal de Pernambuco. Também obteve o Mestrado e o Doutorado em Fitopatologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é pesquisador colaborador da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília.

25.9.07

AQUILES PERES MOTA

BIOGRAFIA DE UM GRANDE POLÍTICO

Por
Bérgson Frota

Aquiles Peres Mota, filho de Otacílio Mota e Antônia Peres Mota, nasceu em 9 de agosto de 1924 em Ipueiras.

Desde cedo a política corria de forma clara no seu sangue. Filho de um líder partidário local, Aquiles logo aprendeu as duas faces do poder, e desse aprendizado fez uso na sua vida de forma coerente, honesta e brilhante.

Em Fortaleza, a atuação política de Aquiles Peres Mota, inicia-se na década de 40. Entre os anos de 1945 e 1946 foi líder estudantil, integrando de forma atuante a direção da Casa do Estudante Secundarista (Centro Estudantil Cearense) e em 1950, como filiado da União Democrática Nacional (UDN), foi candidato a deputado estadual pela primeira vez, não sendo eleito, ficou na suplência da bancada da UDN na Assembléia.

Casou-se com Lia Sabóia Peres Mota que lhe deu duas filhas, Zuíla Sabóia Peres Mota e Liliane Sabóia Peres Mota.

Formou-se em advocacia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), em 1952. Foi Promotor Público em Guaraciaba do Norte, São Benedito e Ipueiras. Deputado Estadual com oito mandatos consecutivos, passando pela UDN e a Aliança Renovadora Nacional (ARENA), com o fim do bipartidarismo, filiou-se ao Partido Progressista Brasileiro (PPB). Foi Primeiro Secretário da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará e seu presidente nos biênios 1983-1984 e em 1986-1987.

Enfrentou uma única vez uma disputa majoritária, sendo candidato a vice-governador na chapa encabeçada pelo então vice-governador Adauto Bezerra (PFL). Adauto foi derrotado pelo empresário Tasso Jereissati (PMDB).

Em 1990, Aquiles Peres Mota enfrentou sua última disputa política ao se candidatar como Deputado Estadual, obtendo 12.045 votos, ficando na suplência do PDS na Assembléia. Sua história como político aqui se encerra, vale lembrar, porém, a importância política que teve como influente moderador e articulador nos antigos governos de Virgílio Távora, Adauto Bezerra e César Carls, durante e depois do período revolucionário de 1964.

Como expressão de seu grande caráter e respeito pela política e aos que a ela se dedicam, narro o seguinte fato : “Foi o último orador a ocupar a tribuna do Paço Senador Alencar, na antiga sede do poder legislativo estadual. Num gesto de amor e respeito, e de forma simbólica, representando todos os que tiveram passagem pelo centenário prédio instalado em 1871, comovidamente na despedida beijou a Tribuna, deixando transparecer a emoção em lágrimas.”

Aquiles Peres Mota faleceu em 19 de março de 2000.
___________________________________
Nota do autor : Artigo publicado em 16.09.2007 no O POVO, lido na noite do dia 17 na amplificadora Vale do Jatobá em Ipueiras. Hesitei em enviar este trabalho, mas como a figura pode ser apontada como a mais influente da política estadual do Ceará que surgiu em Ipueiras no século passado, achei que seria um erro omitir sua biografia.
(Foto de Aquiles Peres Mota - cortesia do amigo Carlos Moreira – gestor do Blog Primeira Coluna
____________________________________
Bérgson Frota, formado em Filosofia/Licenciatura pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e em Direito pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), é um prestigiado cronista ipueirense e pesquisador da história e da geografia do Ceará, especialmente da cidade de Ipueiras. É professor visitante da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e professor de Grego Clássico no Seminário da Prainha - Fortaleza.

5 Comentários:

Blogger Jean Kleber disse...

Aquiles Peres Mota, para mim e minha família, é a figura do anjo-da-guarda. Em 1953, ajudou a transferir minha mãe, professora do Estado, de Ipueiras para Fortaleza, onde meu pai conseguira emprego. Em 1964, nos "anos de chumbo",grande moderador e articulador, homem influente entre os militares, ajudou alguns conterrâneos perseguidos, entre os quais incluia-me eu,conseguindo abrandar a ação repressiva que se desencadeara sobre nós. Emociona-me ver sua biografia neste blog. Sinto-me honrado como gestor. Obrigado, Bérgson.

25.9.07  
Anonymous Anônimo disse...

Bérgson nessa biografia nos aviva a memória, trazendo para o presente um político que no passado ajudou a construir Ipueiras.
Num passado não muito distante Ipueiras foi bem representada politicamente. Tanto Aquiles Peres Mota, como Eufrasino Neto, souberam prestigiar sua terra e atrair simpatias.
Valeu Bérgson, por mais essa página de nossa história.

26.9.07  
Blogger Marcondes Rosa de Sousa disse...

Sem dúvida, Aquiles foi o ícone mais alto da política ipueirense. Deputado várias vezes, presidente da Assemblía. Lembro-me, em minha formatura, brincando disse que todos ali chegados iam-lhe tomando o espaço, numa sugestão que eu me fosse. Anos depois cobraria o conselho. Martins Filho deu-lhe razão. Eu devia meu sucesso no mundo universitário a ele (rsrs)

26.9.07  
Anonymous Anônimo disse...

Agradeço pelos comentários, o maior valor do trabalho está na opinião de quem os lê.

Bérgson Frota

1.10.07  
Anonymous Lia Peres Mota disse...

Nunca tinha visto o blog!!! Sou Lia Peres Mota Aragão, neta de Aquiles. Bom saber que ele nunca será esquecido!

16.4.10  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial