Suaveolens

Este blog foi criado por um cearense apaixonado por plantas medicinais e por sua terra natal. O título Suaveolens é uma homenagem a Hyptis suaveolens uma planta medicinal e cheirosa chamada Bamburral no Ceará, e Hortelã do Mato em Brasília. Consultora Técnica: VANESSA DA SILVA MATTOS

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil

Cearense, nascido em Fortaleza, no Ceará. Criado em Ipueiras, no mesmo estado até os oito anos. Foi universitário de agronomia em Fortaleza e em Recife. Formou-se em Pernambuco, na Universidade Rural. Obteve o título de Mestre em Microbiologia dos Solos pelo Instituto de Micologia da Universidade Federal de Pernambuco. Também obteve o Mestrado e o Doutorado em Fitopatologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é pesquisador colaborador da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília.

13.8.07

O POVO A VAIAR O SOL

Por
Marcondes Rosa

De início, a irreverência incontida dos cariocas, na abertura dos Jogos Panamericanos, a vaiar o presidente Lula, em seu repisado narcisismo do "nunca na história deste País"...

Depois, a tragédia do air bus da Tam, em Congonhas, a nos pôr abaixo o narcisismo do apagão aéreo como "prosperidade", decantada sob o lema do "goze e relaxe"...

Súbito, o crescente "não dá mais p'ra segurar", em seu ingênuo "lirismo (...) com manifestação de apreço" aos tempos de agora, a explodir, entre o povo, na reação do "estamos cansados" e do "saco cheio", do Oiapoque ao Chuí...

Cá entre nós, ao sul do equador - onde crescimento econômico, desde Celso Furtado, tentava se metamorfosear em sustentável desenvolvimento, pelas laboriosas vias da agricultura e da indústria -, nem mesmo a decantada segurança das bolsas nos calaria.

Por trás da digna intenção, de franciscana raiz da ecclesia lascatorum, deixava escapar sinais do clientelismo governamental e dos grupos econômicos a "viciar o cidadão", em meio ao crime e à prostituição até.

Na terra de santa cruz, o "mau desenvolvimento" terminou por acentuar o crime, que, no Ceará, aguarda "ronda chic" a reprimi-lo. Isso, justo onde o governo, cobrado, decai em sã humildade, auto-reprovando-se com nota baixa...

Felizes esses irônicos tempos de vaias, arrogâncias e narcisismos ao chão! Infantes com lápis e borracha à mão, em aulas de caligrafia, refazemos afinal os borrões de nossa histórica vida política, tentando passar a limpo "este País".

Que seja assim, do Planalto Central, ao Nordeste e Fortaleza. Sobretudo desta, que, narcísea, proclama-se "bela". É bom não esquecermos que nosso povo, como outrora, pode repetir cena histórica: vaiar, em plena Praça do Ferreira, o astro-rei, que, na dita "terra do sol", um dia, tardou pelo esperado amanhecer...
_____________________________________________
Publicado originalmente no jornal O Povo - Fortaleza-CE, a 06/08/2007
_____________________________________________
NOTA DO BLOG: o sol vaiado, ilustração do livro "Praça do Ferreira: o Inédito, o Sério, o Pitoresco" de Daniel Carneiro Job, a cargo do desenhista Rubens de Azevedo. O fato histórico, segundo o autor, teria se dado no dia 30 de janeiro de 1942. O livro foi editado em 1992 em Fortaleza-CE, ao que tudo indica com recursos próprios do autor, com prefácio do reitor da UFC, Antônio Martins Filho.
_____________________________________________
Marcondes Rosa de Sousa, advogado, é professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade Estadual do Ceará (UECe). É uma das maiores autoridades em educação do Brasil. Ex-presidente do Conselho de Educação do Ceará e do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação, é Colunista do jornal " O Povo ", onde mantém seus artigos quinzenais.

4 Comentários:

Blogger Jean Kleber disse...

Publicar "O povo a vaiar o sol", de Marcondes Rosa, foi uma experiência estimulante, não apenas pela excelência da crônica mas porque obrigou-me a pesquisar o inusitado fato histórico da vaia ao sol na Praça do Ferreira, em Fortaleza, em 1942, relendo o fantástico livro de Daniel Carneiro Job que também relata a vaia a um carro fúnebre que, transportando um defunto, teve o pneu repentinamente estourado na mesma praça.Delicioso.

13.8.07  
Anonymous Anônimo disse...

O Cearense é gaiato por natureza e acostumado a rir da própia miséria. Vaiar o sol é mais uma boa tirada nordestina.
Quanto a vaia ao Lula, era previsível, sim. Os ricos, banqueiros, continuam intocáveis. O pobre, mudo, usufruindo da bolsa família que lhe enche a pança e cala a boca. Entre o rico e o pobre uma classe média imprensada e sufocada esperando uma oportunidade para desabafar.Foi o que aconteceu no Rio.
Ou esse grito ecoa pelos quatro cantos do País, ou vamos continuar fazendo de conta que vai tudo muito bem.

13.8.07  
Anonymous Anônimo disse...

Eis um bom tema: ilustrações do povo vaiando o sol. è possível encher a Praça do Ferrieira.

13.8.07  
Blogger Darci Maria disse...

Amigos, já havia lido o primoroso artigo do Marcondes mas aproveitei o ensejo do convite e estou a reler e saborear o Suaveolens!Voces sao uns danados!

14.8.07  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial