Suaveolens

Este blog foi criado por um cearense apaixonado por plantas medicinais e por sua terra natal. O título Suaveolens é uma homenagem a Hyptis suaveolens uma planta medicinal e cheirosa chamada Bamburral no Ceará, e Hortelã do Mato em Brasília. Consultora Técnica: VANESSA DA SILVA MATTOS

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil

Cearense, nascido em Fortaleza, no Ceará. Criado em Ipueiras, no mesmo estado até os oito anos. Foi universitário de agronomia em Fortaleza e em Recife. Formou-se em Pernambuco, na Universidade Rural. Obteve o título de Mestre em Microbiologia dos Solos pelo Instituto de Micologia da Universidade Federal de Pernambuco. Também obteve o Mestrado e o Doutorado em Fitopatologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é pesquisador colaborador da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília.

3.8.07

NOTÍCIAS PARA O BLOG


Por
Tereza Mourão
Co-gestora


Amigos, aproveito aqui para enviar fotos da III Festa Junina de Ipueiras do Ceará, onde eles fizeram uma homenagem a Gerardo Mello Mourão. Soubemos que íamos receber uma placa em sua homenagem, pelo Secretário de Cultura. Daí, pedi que fosse minha irmã Elisa a receber, já que estava sempre em contato direto com o nosso poeta maior.

Quem entregou a placa foram duas jovens cordelistas, que estão na única foto primeira, onde aparecemos Elisa e eu. A segunda foto é do atual prefeito Raimundo Melo Sampaio com a primeira dama D. Ana Tereza e a coordenação de um dos grupos de quadrinha concorrentes ao prêmio, o Xote-A (uma professora e a diretora da Escola de Ensino Fundamental Normalice).

A referida placa entregarei, quando chegar a Brasilia, a seu filho, o Embaixador Gonçalo de Barros Mello Mourão, para fazer parte do acervo de Gerardo. Para lembrá-lo, citarei aqui um trecho do cordel que está no livro, se não me engano Rastro de Apolo, que diz assim:
Nasci cantando viola,
Sou Mourão das ipueiras,
Tanto canto em minha terra
Como em terras estrangeiras

3 Comentários:

Blogger Jean Kleber disse...

Parabéns à Tereza Mourão pelo interessante relato de sua recente experiência em Ipueiras.

3.8.07  
Anonymous Anônimo disse...

Gerardo Mello Mourão é uma figura ímpar na história de Ipueiras, uma personalidade do mundo, grande escritor, poeta e ser humano. A homenagem é justa, que outras venham, pois é ainda pouco para o que o grande poeta e escritor fez, ao sempre divulgar nas suas impecáveis criações o nome e o povo de sua terra.

Bérgson Frota

5.8.07  
Anonymous Anônimo disse...

Olá Terezinha,
A tímida homenagem a Gerardo, não ofuscou a alegria do prefeito Nenem do Cazuza, nem da primeira dama Ana Tereza que no Palanque recebiam a todas com carinho e muita alegria.Deles recebi os para béns por divulgar Ipueiras mundo a fora e os agradecimentos por prestigiar os eventos em nossa terra. O casal receptivo e elegante representava com simplicidade, muito bem, nossa querida Ipueiras.

6.8.07  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial