Suaveolens

Este blog foi criado por um cearense apaixonado por plantas medicinais e por sua terra natal. O título Suaveolens é uma homenagem a Hyptis suaveolens uma planta medicinal e cheirosa chamada Bamburral no Ceará, e Hortelã do Mato em Brasília. Consultora Técnica: VANESSA DA SILVA MATTOS

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil

Cearense, nascido em Fortaleza, no Ceará. Criado em Ipueiras, no mesmo estado até os oito anos. Foi universitário de agronomia em Fortaleza e em Recife. Formou-se em Pernambuco, na Universidade Rural. Obteve o título de Mestre em Microbiologia dos Solos pelo Instituto de Micologia da Universidade Federal de Pernambuco. Também obteve o Mestrado e o Doutorado em Fitopatologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é pesquisador colaborador da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília.

17.7.07

DO LOCAL AO UNIVERSAL

Por
Marcondes Rosa de Sousa

O Ceará vive nestes dias momentos de expectativas quanto à definição das linhas de ação com vistas à conquista de seu próprio futuro. Em momentos como este nunca é demais refletir sobre a própria capacidade de elaboração interna com vistas ao alcance de seus objetivos estratégicos. Reconhecer essas aptidões e saber utilizá-las é meio caminho para que uma dada sociedade possa escapar da armadilha dos determinismos paralisantes.

Basta pensar no valor estratégico dessa invenção bolada por um cearense - o professor Expedito Parente - para se ter a idéia de como é possível, a partir de uma simples aposta na produção do conhecimento, tornar qualquer ponto geográfico do planeta - independentemente da escala de desenvolvimento social em que esteja inserido - num pólo de saber específico, de valor universal, diante do qual todos se curvam e no qual podem se apoiar para trazer novos benefícios à sociedade humana.

Quantos Expeditos Parente não existirão, anonimamente, dedicados à tarefa de alargar as fronteiras do conhecimento (e assim beneficiar a humanidade), mas que têm seu trabalho desconsiderado, como aconteceu com o próprio inventor do biodiesel? Alguém, por acaso, se lembra que a Universidade Federal do Ceará (UFC) foi o berço desse feito engenhoso?

No entanto, é preciso lembrá-lo, neste momento em que o País como um todo se sente instado a repensar suas estratégias para possibilitar a mobilização de suas melhores energias com vistas a alcançar um desenvolvimento mais igualmente distribuído, a fim de que não cresça como um corpo disforme, marcado pela hipertrofia de algumas de suas partes, formando no conjunto um monstrengo, com o qual fica difícil sua sociedade identificar-se.

A contribuição da UFC ao Brasil está longe de se circunscrever apenas ao caso do biodiesel, outras pesquisas, em áreas diversas têm obtido reconhecimento além-fronteiras. Seu qualificado quadro de doutores e pesquisadores poderia produzir muito mais, se houvesse o discernimento - por parte das autoridades encarregadas de zelar pelos saberes no horizonte nacional - de enxergarem o Brasil, realmente como uma federação.

Ou seja, de encararem as questões, ditas, ''regionais´´ como problemáticas nacionais. Já é tempo de o paradigma holístico prevalecer de forma sistemática na composição dos olhares do poder central sobre a rede de realidades diversificadas que desenham o perfil nacional e, nela, certamente, o Ceará, com o seu principal centro de elaboração e difusão do saber - a UFC - merece ser olhado sem as distorções de lentes desfocadas pelo exclusivismo dos que se consideram mais brasileiros que os demais.
_______________________________
Originalmente publicado em "O Povo" - Fortaleza -CE, em 04/07/2007 02:11
_______________________________
Foto da reitoria da Universidade Federal do Ceará:
______________________________
Marcondes Rosa de Sousa, advogado, é professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade Estadual do Ceará (UECe). É uma das maiores autoridades em educação do Brasil. Ex-presidente do Conselho de Educação do Ceará e do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação, é Colunista do jornal " O Povo ", onde mantém seus artigos quinzenais.

2 Comentários:

Blogger Jean Kleber disse...

Esta crônica reveste-se de um significado especial. Luta-se hoje para demonstar a interação das universidades brasileiras com a comunidade, enfim, com as necessidades da nação. O texto valoriza um feito do Ceará, da UFC, e ao mesmo tempo abre espaço para outras revelações que confiram mais prestigio às nossas universidades. Em boa hora, professor Marcondes! Valeu.

17.7.07  
Blogger Jean Kleber disse...

Falha de contagem

17.7.07  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial