Suaveolens

Este blog foi criado por um cearense apaixonado por plantas medicinais e por sua terra natal. O título Suaveolens é uma homenagem a Hyptis suaveolens uma planta medicinal e cheirosa chamada Bamburral no Ceará, e Hortelã do Mato em Brasília. Consultora Técnica: VANESSA DA SILVA MATTOS

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil

Cearense, nascido em Fortaleza, no Ceará. Criado em Ipueiras, no mesmo estado até os oito anos. Foi universitário de agronomia em Fortaleza e em Recife. Formou-se em Pernambuco, na Universidade Rural. Obteve o título de Mestre em Microbiologia dos Solos pelo Instituto de Micologia da Universidade Federal de Pernambuco. Também obteve o Mestrado e o Doutorado em Fitopatologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é pesquisador colaborador da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília.

24.5.07

PEDRO MARTINS ARAGÃO. Depoimento.

Por
Tadeu Fontenele

Geralmente, quem mais demora para partir deixa mais histórias para se contar. E o Seu Pedro Aragão foi um dos ipueirenses que viveu muito e deixou para minha geração aquela identificação de um homem rico, com casa grande e bonita, fazendas, gado, carros, comerciante destacado e com atuação política (Prefeito por 2 vezes), líder político que recebia, em sua casa, autoridades governamentais que visitavam a cidade.
Era um pé-de-valsa. Presença marcante nas festas dançantes nos salões da Prefeitura e do Grêmio Cultural e Diversional Ipueirense. Elegante, predominante no uso de roupa de linho branco, impecavelmente engomada, passos firmes diários no caminho de casa ao trabalho, metodicamente em horários iguais.
Destacava-se como um assíduo fiel das missas de domingo na igreja matriz. Sua majestosa casa dispunha de muitas bicas e, nas invernadas, me juntei muito à molecada, pulando a muradinha, para gozar das delícias de um banho de chuva. Foi também em sua casa onde assisti pela primeira vez a exibição de uma imagem de televisão, pois ele foi o primeiro a trazer o televisor para Ipueiras.
______________________________________
Foto Pedro Martins Aragão: Comunidade "Pedro Aragão Homem de Fibra", fundada por sua neta Dolores M. Aragão no ORKUT.
______________________________________
Tadeu Fontenele é um ipueirense histórico da nova geração. Filho de D. Ineizita, professora, e de Seu Zeca Bento, tabelião, referenciais históricos e culturais de Ipueiras. Nasceu em 28 de outubro de 1952. Inicialmente bancário da Caixa Econômica Federal, é hoje empresário do ramo de essências em Fortaleza-Ce. É membro destacado de comitês e conselhos relativos a Ipueiras, como o Instituto Frota Neto e o site Ipueiras.com.

3 Comentários:

Blogger luizalpiano disse...

Dá a César o que é de César! Seu Pedro Aragão deixa bons exemplos de cidadão, de empresário, de político, de pai, de esposo, enfim, de homem íntegro.

24.5.07  
Blogger Jean Kleber disse...

Um grande prazer ter a esta matéria do Tadeu no blog. Tadeu é um dos mais legítimos e destacados representantes de Ipueiras e conhece bem sua história. Seja bem vindo.

25.5.07  
Anonymous Anônimo disse...

ENCONTREI ESSE BLOG E ESTOU ADORANDO;SOU IPUENSE E APAIXONADA POR TODAS AS CIDADES INTERIORANA PRINCIPALMENTE IPUEIRAS.MARIZETE XIMENES
marizeteximenes@hotmail.com

22.5.09  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial