Suaveolens

Este blog foi criado por um cearense apaixonado por plantas medicinais e por sua terra natal. O título Suaveolens é uma homenagem a Hyptis suaveolens uma planta medicinal e cheirosa chamada Bamburral no Ceará, e Hortelã do Mato em Brasília. Consultora Técnica: VANESSA DA SILVA MATTOS

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil

Cearense, nascido em Fortaleza, no Ceará. Criado em Ipueiras, no mesmo estado até os oito anos. Foi universitário de agronomia em Fortaleza e em Recife. Formou-se em Pernambuco, na Universidade Rural. Obteve o título de Mestre em Microbiologia dos Solos pelo Instituto de Micologia da Universidade Federal de Pernambuco. Também obteve o Mestrado e o Doutorado em Fitopatologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é pesquisador colaborador da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília.

23.5.07

PARTE PEDRO ARAGÃO


Por
Dalinha Catunda


Ipueiras acordou mais triste...

Depois de uma queda, e alguns dias de hospital, morre Pedro Aragão. E assim, Ipueiras vai ficando órfã dos filhos que ajudaram a construir a cidade e marcaram sua história.

O povo de Ipueiras por muito tempo se lembrará, daquele homem elegante, de panos passados, com a carteira embaixo do braço, passando todo santo dia para o seu comércio, mesmo quando o comércio já não mais existia.

Quem pensa que ele não viveu, por não ter feito grandes viagens, se engana. Ele viveu, sim, do seu jeito. Era um dançador de primeira. Junto com os sobrinhos, freqüentavas festas e forrós no interior da cidade e vizinhanças, fazendo o ele gostava.

Meu olhar de criança, sempre se encantou com o castelo do seu Pedro. A casa de altos e baixos, denunciava a riqueza comentada. Sempre se ouvia: Pedro Aragão é o homem mais rico de Ipueiras.

E era sim, rico em simpatia, elegância, sem o pedantismo de muitos, e logicamente em dinheiro. Seu nome sempre foi sinônimo de riqueza. A casa era, antigamente, cercada de uma amurada baixinha.
Hoje um muro alto esconde um pouco da beleza do casarão. Ali era o lugar predileto dos namorados. Quem do passado não levou uns amassos na "muradinha" do Pedro Aragão?

As histórias de Pedro Aragão, são muitas:

Contam que um agregado de sua casa, muito gordo, sentado à mesa na hora do almoço comentou: --- Não sei o que é que faço para emagrecer...

Seu Pedro no ato respondeu:

- É só comer às suas custas...!.

E como essa são muitas!

Ele sofria de uma sinceridade crônica. Deixou tantas histórias que certamente serão lembradas por muitas gerações.

Ipueiras inevitavelmente, hoje, fica mais pobre, pois perde um filho que ao longo dos anos enriqueceu sua história.

À dona Dolores, Carlos, Dolores Maria e demais familiares, meus mais sinceros sentimentos

Ipueiras 23 de maio de 2007.
____________________________________
Foto da praça da Matriz: Ipueiras.com
Foto de Pedro Aragão: Comunidade "Pedro Aragão Homem de Fibra" (Orkut)
Foto da Casa de Pedro Aragão: Blog Suaveolens
_____________________________________

Maria de Lourdes Aragão Catunda – Poetisa, escritora e cordelista. Nascida e criada em Ipueiras-CE, conhecida popularmente como Dalinha Catunda, vive atualmente no Rio de Janeiro. Publica nos jornais "Diário do Nordeste" e "O Povo", nas revistas "Cidade Universidade" e "Municípios" e nos blogs: Primeira Coluna, Ipueiras e Ethos-Paidéia. É co-gestora convidada do blog Suaveolens.

2 Comentários:

Blogger Jean Kleber disse...

Dalinha, eu estou muito triste com a notícia.Casado com uma prima de meu pai, D. Dolores, tinha-o como membro de minha família. Conhecí-o quando eu era menino e frequentei sua casa. Recentemente estive lá mas a hora avançada não recomendava ve-lo. Falei com D. Dolores. Pedro aragão era uma figura realmente ímpar.Mais uma perda para Ipueiras.

23.5.07  
Anonymous Anônimo disse...

É lamentável a notícia da morte de seu Pedro Aragão. Como bem você disse, Dalinha, ele era uma das maiores pilastras da história de nossa terra. Deus o tenha num bom lugar.

23.5.07  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial